Cultura - Jornal S'Passo, o melhor jornal de Itaúna, na banca e na internet! http://www.jornalspasso.com.br Sat, 23 Jun 2018 09:04:38 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Projeto “Música sem Barreiras” chega a Itaúna no próximo sábado com workshop e concerto http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/4088-projeto-musica-sem-barreiras-chega-a-itauna-no-proximo-sabado-com-workshop-e-concerto http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/4088-projeto-musica-sem-barreiras-chega-a-itauna-no-proximo-sabado-com-workshop-e-concerto

Itaúna vai receber a segunda etapa do projeto “Música sem Barreiras II”, iniciativa da Fundação de Educação Artística - FEA -, de Belo Horizonte, que chega à cidade no sábado, 23. Por meio do programa, será oferecido um workshop, das 15h às 18 horas, voltado a profissionais da área, estudantes ou demais pessoas que tenham afinidade com o segmento. Estão disponíveis 35 vagas e a proposta é promover atividades de percepção, criação e performance, proporcionando uma vivência vinculada à voz, aos movimentos corporais e à escuta. Os interessados devem se inscrever na recepção do Espaço Cultural, que fica na rua Antônio Corradi, 55, Centro, sem pagamento de qualquer taxa.

Para 19 horas, está reservada uma apresentação com alunos e professores da FEA, no Teatro Sílvio de Mattos, com entrada gratuita. Participarão do concerto Jayaram Marcio (violoncelo); Alberto Fernandes (contrabaixo); Jefferson Assis (clarineta); Gustavo Elias (guitarra e percussão); Agostinho Paolucci, Pedro Henrique Almeida e Otávio Augusto dos Santos (violões); Samuel Alexandre de Assis Eustáquio (cavaquinho), Almin de Oliveira Silva (percussão) e Marcelo Chiaretti (flauta). A produção é assinada pelo ex-diretor do Departamento de Cultura de Itaúna, Charles Telles.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Mon, 18 Jun 2018 12:22:54 -0300
“Moana No Mar” vai encanta a criançada http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/4009-moana-no-mar-vai-encanta-a-criancada http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/4009-moana-no-mar-vai-encanta-a-criancada

A agenda do Teatro Sílvio de Mattos tem atração especial para as crianças, neste sábado, 19, a partir das 16 horas. O espetáculo “Moana no Mar” promete encantar a meninada com as aventuras de uma corajosa garota, que enfrenta diversos desafios para defender a pequena cidade da Polinésia liderada pelo pai dela. A guerreira, resolve, por meio de um chamado do oceano, atravessar os recifes e salvar o território de uma terrível maldição.

 

A montagem é da Miller Produções, criada em 2005, vencedora de premiações consagradas das artes cênicas mineiras. A peça conta com dez atores, cantores e bailarinos, megaprodução e repertório musical executado ao vivo.

 

 

Circuito Belgo

 

 

No Teatro Vânia Campos, os palhaços Benedita e Sabonete entram em cena amanhã, 20, às 18 horas, com muitos truques e brincadeiras. O espetáculo, que faz parte da programação Circuito Cultural Belgo Bekaert, aborda as relações de amizade e amor, de maneira simples e bem-humorada, num clima de intimidade e descontração entre os artistas e plateia. A entrada é gratuita, mas os ingressos precisam ser retirados na bilheteria com 60 minutos de antecedência.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Mon, 21 May 2018 14:34:05 -0300
Agenda do "Vânia Campos" tem atração especial para a criançada http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3982-agenda-do-vania-campos-tem-atracao-especial-para-a-criancada http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3982-agenda-do-vania-campos-tem-atracao-especial-para-a-criancada Agenda do

No próximo dia 20, os palhaços Benedita Jacarandá e Sabonete entrarão em cena no Teatro Vânia Campos, com muitos truques e brincadeiras. O espetáculo, que será apresentado a partir das 18 horas, abordará as relações de amizade e amor. Intitulada “Uma Surpresa para Benedita”, a peça fala do cotidiano de maneira simples e bem-humorada, num clima de intimidade e descontração entre os artistas e plateia.

 

 

Benedita e Sabonete formam uma dupla nada convencional. Sem grandes pretensões de transformar o mundo, eles proporcionam momentos de prazer e divertimento em busca do riso múltiplo, diverso e generoso, com situações absurdas e imprevistas. O resultado desse trabalho foram três prêmios de melhor ator e atriz para os palhaços. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados com 60 minutos de antecedência, na bilheteria.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Tue, 15 May 2018 14:47:46 -0300
Orquestra de Câmara faz Concerto de Inverno dia 18 http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3981-orquestra-de-camara-faz-concerto-de-inverno-dia-18 http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3981-orquestra-de-camara-faz-concerto-de-inverno-dia-18

No próximo dia 18, a partir das 20 horas, a Orquestra de Câmara de Itaúna estará na Capela do Colégio Sant´Ana para o Concerto de Inverno. A apresentação, que conta com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura e do governo de Minas, faz parte do projeto Oficina da Música e Intercâmbio, aprovado pela entidade itaunense em 2016, e visa a inclusão de crianças e adolescentes.

 

A entrada para o espetáculo, que terá entre os convidados especiais os integrantes do Coral Una Voz, será gratuita. Na primeira parte do repertório estarão obras do compositor G. F. Handel e A. Marcello. Para a segunda, foram reservados E. H. Jones, E. Morricone, Vivaldi, Mozart, Haendel e Beethoven.

 

A Orquestra, que comemora 20 anos de existência, é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve trabalho social para o ensino gratuito de diversos instrumentos, criando oportunidades para os jovens, e tem importante papel na divulgação da música erudita na região. O grupo é regido pela maestrina e coordenadora da associação, Suely Guimarães.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Tue, 15 May 2018 14:43:24 -0300
Breno de Filippo neste sábado no Sílvio de Mattos http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3969-breno-de-filippo-neste-sabado-no-silvio-de-mattos http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3969-breno-de-filippo-neste-sabado-no-silvio-de-mattos

Como uma família composta por pessoas de personalidades muito diferentes consegue se manter unida em meio à crise econômica e de identidade, quando qualquer conflito culmina em separação? Esse é o tema que será abordado no espetáculo “Casando e Andando”, que estreia nos palcos mineiros com sessão em Itaúna, neste sábado, 12, a partir de 20 horas, no Teatro Sílvio de Mattos.

 

A montagem conta a história de Inácio e Adélia, um casal que já foi muito apaixonado, mas que tem o relacionamento desgastado pelos problemas do dia a dia. Em meio às confusões causadas pelo comprometimento das finanças, eles têm que superar os preconceitos com o filho, cujo sonho, contrariando a vontade dos pais, é de se tornar um grande bailarino.

 

O personagem principal é interpretado pelo itaunense Breno de Fillipo, que, já conhecido do grande público pelas participações nas novelas “O Rico e o Lázaro” e os “Dez Mandamentos”, da Rede Record; “Malhação”, “Novo Mundo”, “Avenida Brasil”, “Insensato Coração” e “Joia Rara”, na Globo, também é responsável pelo roteiro. Ele também atuou no cinema, em “Assalto ao Banco Central”, “Getúlio”, “Heleno” e “Cidade do Sol”, essa última produção assinada pelo cineasta Guto Aeraphe.

 

A peça “Casando e Andando” tem direção de Bemvindo Sequeira, o inesquecível Bafo de Bode, de “Tieta”. No elenco estão Mary Mallandro e Faterson Oliveira. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Sílvio de Mattos, que faz parte do Espaço Cultural Adelino Pereira Quadros, localizado na rua Antônio Corradi, 55, Centro.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Tue, 15 May 2018 13:57:40 -0300
Megaprodução “Moana, o musical” chega à cidade http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3939-megaproducao-moana-o-musical-chega-a-cidade http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3939-megaproducao-moana-o-musical-chega-a-cidade Megaprodução “Moana, o musical” chega à cidade

“Moana, o musical” é uma megaprodução, que transforma o palco em um verdadeiro oceano. O espetáculo já passou por grandes capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás e promete envolver o público no Teatro Sílvio de Mattos, com repertório executado ao vivo. A montagem, que conta com mais de dez atores, cantores e bailarinos, que contabilizou mais de 13 mil espectadores, apenas cinco meses após a estreia.

 

A história propõe uma reflexão sobre a coragem necessária para que as pessoas sigam em busca dos objetivos e sonhos. Em muitos momentos, há interação dos personagens com a plateia. São três cenários diferentes, ilha, floresta e navio, trocados no decorrer da apresentação, encantando crianças e adultos.

 

A protagonista, Moana, é filha do chefe de uma tribo que vive em uma pequena localidade na Polinésia. Ela é a sucessora do pai como líder do seu povo. Mas, desde pequena, sente o chamado do mar e tem vontade de sair dos limites territoriais para explorar o que existe além do horizonte. Pressionada, ela fica dividida e enquanto luta com esse dilema, descobre que foi escolhida para dar fim a uma maldição.

 

A montagem é da Miller Produções, que, criada em 2005, ocupa cada vez mais espaço no cenário artístico. A empresa, responsável por espetáculos de comédia, dramas, infantis e musicais, é vencedora de prêmios consagrados das artes cênicas mineiras. O grupo ganhou troféu pelo maior público na 42ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, com "Peter Pan".

 

“Moana, o musical” tem duração de 60 minutos e classificação livre. A peça será apresentada em Itaúna no próximo dia 19, a partir das 16 horas. Os ingressos antecipados custam R$ 22 e estão à venda na avenida Getúlio Vargas, 746, Centro, e na banca da Praça da Matriz.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Mon, 07 May 2018 17:29:39 -0300
Comédia romântica promete muitos risos no ''Sílvio de Mattos'' http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3938-comedia-romantica-promete-muitos-risos-no-silvio-de-mattos http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3938-comedia-romantica-promete-muitos-risos-no-silvio-de-mattos Comédia romântica promete muitos risos no ''Sílvio de Mattos''

Peça é estrelada pelo itaunense Breno de Filippo, conhecido pela atuação em grandes sucessos da televisão e do cinema nacional

 

 

No sábado, 12 de maio, às 20 horas, o Teatro Sílvio de Mattos recebe a comédia romântica “Casando e Andando”, que, escrita por Breno de Filippo, tem direção de Bemvindo Sequeira. Breno assina o roteiro e protagoniza a peça, ao lado de Mary Mallandro e Faterson Oliveira. No palco, eles contam, de forma divertida, a história de uma família com problemas.

 

A montagem aborda a vida de um ator fracassado, que sonha em alcançar a fama, ao mesmo tempo em que lida com uma mulher que faz de tudo para ganhar dinheiro e as divergências com o enteado. O espetáculo, que estreou no Rio de Janeiro, já está confirmado em algumas cidades mineiras, além de Itaúna, Pará de Minas, no domingo, 13, Juiz de Fora, e também no Festival de Ouro Preto.

 

Breno de Filippo possui um vasto currículo na teledramaturgia, com mais de 20 novelas nas maiores emissoras de televisão do país, e dez longas-metragens. O artista também atuou em produções teatrais, como “Otelo”, em 2008, e “Pulando a Cerca”, 2013.

 

Apesar de residir no Rio de Janeiro, Breno nasceu em Itaúna e fez questão de apresentar o trabalho na cidade. “Quando criei a peça, pensei que tinha que dar um jeito de levá-la a Itaúna. Hoje, não sou apenas um ator, sou um agente cultural, eu ensino teatro. Tenho a proposta de ampliar o acesso da população às artes cênicas e onde for possível, farei isso”, comentou em entrevista ao JORNAL S’PASSO.

 

Ele ainda elogiou a estrutura do “Sílvio de Mattos”. “Foi uma surpresa maravilhosa. É uma das salas de espetáculos mais bonitas que eu já vi no Brasil. Eu achei lindo! Os melhores teatros do Rio de Janeiro não estão tão bem conservados quanto ele”, enalteceu.

 

Currículo extenso

 

Antes de atuar, Breno de Filippo trabalhou como modelo, sendo muito bem sucedido na carreira. Depois, ele começou a cursar Direito, na Universidade de Itaúna, concluindo a graduação em Belo Horizonte. Aos 26 anos, decidiu mudar radicalmente de vida, procurando consolidar a carreira como ator.

 

“Eu tinha experiência nas passarelas. Fui para São Paulo, desfilei com Gisele Bundchen, Naomi Campbell, as mais famosas da minha época, que hoje estão com 39/40 anos. Eu tenho 40. Decidi buscar algo mais seguro e comecei a estudar Direito, mas vi que não era a minha área, que eu não me identificava e então fui para o Rio de Janeiro, onde comecei a fazer cursos livres de atuação e depois ingressei nas artes cênicas”, contou.

 

Com apenas um ano na Faculdade de Teatro, Breno foi chamado para a primeira peça profissional. O diretor tinha a missão de escolher um aluno e ele garantiu a vaga. Nesse período, após o espetáculo, recebeu o convite para fazer a personagem Zé Diacho na novela “Bicho no Mato”, na Rede Record, em 2007. O itaunense ainda fez licenciatura e se tornou professor na área.

 

Entre as novelas em que Breno de Filippo atuou estão “Malhação”; “A Regra do Jogo”; “Totalmente Demais”, como Betão; “Avenida Brasil”, representando a personagem Tubarão; “Insensato Cora ção”, Bira; “Saramandaia”, Raul; “Novo Mundo”, como o Querêncio; a “Lei do Amor” e “Joia Rara”, estas na Rede Globo. Já na Record, ele participou de “Os Dez Mandamentos”, “O Rico e Lázaro” e “Caminhos do Coração”. O ator também trabalhou em séries, como “Sob Pressão”, “A Cura”, “Milagres de Jesus” e “Separação”.

 

O artista tem conquistado espaço no cinema e já gravou dez longas-metragens. Breno atuou em “Assalto ao Banco Central”, ao lado de Lima Duarte, entre outras participações, como em “Getúlio” e “Heleno”. No filme “O Madeireiro”, fez o personagem que dá nome à trama. Em 2015, encenou o primeiro protagonista da carreira, dando vida ao Sargento Max, no filme e na série “Cidade do Sol”, do cineasta itaunense Guto Aeraphe.

 

Este ano, ele está na produção “O Palestrante Motivacional”, estrelado por Fabio Porchat; “Crô 2”, sequência da comédia com Marcelo Serrado; e “DAS: Divisão Anti-Sequestro. E ainda vai filmar “Os homens são de Marte e é pra lá que eu vou 2”, “Ilha de Ferro”, próximo seriado da Globo, e “Chacrinha: O Velho Guerreiro”.

 

Projeto social

 

Há cinco anos, Breno de Filippo criou um projeto social no Rio de Janeiro, chamado “Sorriso de Criança”. Com a participação de palhaços, a iniciativa leva alegria aos pacientes de seis hospitais. O grupo conta com 30 pessoas, que fazem aulas de teatro com Breno. O programa está em plena expansão e conta com o apoio das Secretarias de Cultura e de Saúde da capital fluminense.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Mon, 07 May 2018 17:20:25 -0300
Circuito Belgo apresenta Cinderela no "Vânia Campos" http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3926-circuito-belgo-apresenta-cinderela-no-vania-campos http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3926-circuito-belgo-apresenta-cinderela-no-vania-campos Circuito Belgo apresenta Cinderela no

Itaúna recebe a partir de amanhã, 06, o Circuito Cultural Belgo Bekaert, que prevê uma série de atrações para a cidade, por meio das leis de incentivo em âmbito federal e estadual. O primeiro espetáculo trazido ao município nesta edição do programa será "Cinderela", com apresentação a partir das 18 horas, no Teatro Vânia Campos.

 

A montagem, da Cyntilante Produções, é interativa, com música executada ao vivo e visual impecável. A produção promete emocionar e divertir muito o público com esse clássico da literatura mundial. O espetáculo tem duração de 40 minutos e de acordo com a sugestão etária, voltado às crianças a partir dos quatro anos.

 

A entrada é gratuita, mas os bilhetes devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria. O Teatro Vânia Campos fica nas dependências da unidade local do Serviço Social da Indústria - Sesi -, localizada na avenida São João, área central da cidade.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Mon, 07 May 2018 16:21:14 -0300
Maria Helena Corgozinho em “Cantos de Outros Cantos” http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3880-maria-helena-corgozinho-em-cantos-de-outros-cantos http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3880-maria-helena-corgozinho-em-cantos-de-outros-cantos

A cantora Maria Helena Corgozinho está de volta ao palco, com o espetáculo “Canto de Outros Cantos”. A artista é a atração do Teatro Vânia Campos, no sábado, 14, com repertório de grandes clássicos da música internacional e temas de filmes que marcaram épocas. 

A apresentação começará às 20 horas e contará com as participações especiais de Fábio Rezende (saxofones e flauta transversal), Túlio Oliveira (violão), Guilherme Guimarães (piano e acordeon), além de Emanuel Machado, no violino. A direção é de Juliana Lima. Os ingressos antecipados, a R$ 15, podem ser adquiridos na rua Melo Viana, 87, Centro, ou na banca de revistas da Praça da Matriz. 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Mon, 09 Apr 2018 15:04:32 -0300
“As Donas do Pedaço” no Vânia Campos http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3879-as-donas-do-pedaco-no-vania-campos http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3879-as-donas-do-pedaco-no-vania-campos

A Companhia Descarga de Comédia estará em cartaz no Teatro Vânia Campos, nos dias 15 e 22 de abril, com o espetáculo “As Donas do Pedaço”. A peça é centralizada na vida de três personagens: Aurora, Benedita e Tardina, três amigas já na terceira idade e solteiras, que contarão no palco intimidades e muitos casos engraçados. As sessões começam às 19h, com ingressos a R$ 20, na bilheteria. A classificação é 12 anos. 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Mon, 09 Apr 2018 15:03:40 -0300