Educação - Jornal S'Passo, o melhor jornal de Itaúna, na banca e na internet! http://www.jornalspasso.com.br Thu, 21 Jun 2018 08:38:12 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Cadastramento escolar termina sexta http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/4092-cadastramento-escolar-termina-sexta http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/4092-cadastramento-escolar-termina-sexta

O prazo para cadastramento escolar / 2019 termina na próxima sexta-feira, 22, e o processo deve ser feito pela internet (www.educacao.mg.gov.br), sem pagamento de taxa. É exigida a inscrição de todos os candidatos a uma vaga no ensino fundamental, tanto na rede municipal quanto estadual. A medida é voltada também aos que pleiteiam uma cadeira no curso de Educação de Jovens e Adultos – EJA.

As matrículas para o próximo ano letivo serão de 17 a 21 de dezembro de 2018.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Mon, 18 Jun 2018 12:31:58 -0300
Gláucia consegue ônibus para atender estudantes da zona rural http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/4089-glaucia-consegue-onibus-para-atender-estudantes-da-zona-rural http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/4089-glaucia-consegue-onibus-para-atender-estudantes-da-zona-rural

Itaúna recebeu na manhã de quarta-feira, 13, um ônibus para o transporte dos estudantes da zona rural. O veículo foi destinado ao Município pelo Estado, em atendimento a pedido da vereadora Gláucia Santiago. A nova aquisição, equipada com elevador e sensor de ré, permitirá à Prefeitura beneficiar quase 120 crianças, em dois turnos, já que são 59 lugares. Diariamente, cerca de 1.200 alunos utilizam os serviços. Ao entregar as chaves ao prefeito Neider Moreira, a parlamentar reforçou o compromisso de continuar a contribuir com o Executivo na busca de melhorias para a cidade.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Mon, 18 Jun 2018 12:24:05 -0300
Cadastramento para rede estadual e municipal começa segunda http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/4083-cadastramento-para-rede-estadual-e-municipal-comeca-segunda http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/4083-cadastramento-para-rede-estadual-e-municipal-comeca-segunda

De acordo com resolução publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, o cadastramento escolar para 2019 está previsto para o período de 11 a 22 de junho, pela internet (www.educacao.mg.gov.br), sem pagamento de taxa. Devem ser inscritos todos os candidatos a uma vaga no ensino fundamental, tanto na rede municipal quanto estadual, já que o processo é unificado. A medida é voltada também aos que pleiteiam uma cadeira no curso de Educação de Jovens e Adultos – EJA.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Mon, 11 Jun 2018 15:02:30 -0300
Telecentro do bairro de Lourdes tem vagas para curso gratuito de informática http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/4058-telecentro-do-bairro-de-lourdes-tem-vagas-para-curso-gratuito-de-informatica http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/4058-telecentro-do-bairro-de-lourdes-tem-vagas-para-curso-gratuito-de-informatica

Crianças a partir de sete anos e adultos de todas as idades podem se inscrever no curso de Informática Básica oferecido pelo Telecentro Silésia Antunes Rinco, no Centro Social Urbano. As inscrições são de graça e podem ser feitas na unidade que fica na rua Mozart Machado, 500, bairro de Lourdes.

 

Para se inscrever é necessário apresentar um documento original com foto. As aulas não têm custo e são oferecidas duas vezes por semana em turmas de até 10 alunos. Para o instrutor, Marcel Feliphe, a quantidade limitada de pessoas em sala favorece o aprendizado. “O objetivo é promover a capacitação profissional de maneira humanizada, oferecendo uma assistência especializada durante o curso, de maneira que o orientador tenha condições de dedicar mais atenção a todos os alunos”, explicou.

 

A capacitação terá duração de até seis meses. Os participantes ganham certificado ao final do ciclo. As aulas são oferecidas de segunda a sexta- -feira, das 07h às 13 horas. Mais informações pelo telefone 3242 - 7192 e 3242 - 8289.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Mon, 28 May 2018 15:42:52 -0300
Sebrae promove seminário sobre crédito para empresários http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/4013-sebrae-promove-seminario-sobre-credito-para-empresarios http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/4013-sebrae-promove-seminario-sobre-credito-para-empresarios

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae – realiza na quarta-feira, 23, o seminário de crédito Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. O objetivo da iniciativa é informar os empresários sobre as melhores linhas de financiamento disponíveis no mercado e criar um canal de relacionamento deles com as instituições financeiras.

 

 

O evento é gratuito e será realizado no auditório do Edifício CDE, na rua Capitão Vicente, 129, Centro, a partir das 08h, com duração de quatro horas. As vagas são limitadas, e por isso, é necessário realizar a inscrição com antecedência pelo site do Sebrae. Mais informações pelo telefone 3242-2473.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Mon, 21 May 2018 14:59:52 -0300
Cadastramento escolar estadual e municipal começa dia 11 de junho http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3998-cadastramento-escolar-estadual-e-municipal-comeca-dia-11-de-junho http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3998-cadastramento-escolar-estadual-e-municipal-comeca-dia-11-de-junho

Foi publicada na edição do Diário Oficial Minas Gerais desta quinta-feira, 10, a resolução sobre o cadastramento escolar para 2019, previsto para o período de 11 a 22 de junho, pela internet (www.educacao.mg.gov.br), sem pagamento de taxa. Devem ser inscritos todos os candidatos a uma vaga no ensino fundamental, tanto na rede municipal quanto estadual, já que o processo é unificado. A medida é voltada também aos que pleiteiam uma cadeira no curso de Educação de Jovens e Adultos – EJA.

 

 

As matrículas para o próximo ano letivo serão de 17 a 21 de dezembro de 2018, mediante apresentação de cópia e apresentação do original de comprovante de endereço e de escolaridade, nesse último caso, se for transferido de outros municípios, de instituições particulares ou em retorno aos estudos; e certidão de nascimento ou carteira de identidade. Quem não for matriculado dentro do prazo ficará na escola onde houver vaga remanescente.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Thu, 17 May 2018 13:35:31 -0300
Prefeito busca solução para problemas estruturais da Escola Municipal Celuta das Neves http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3979-prefeito-busca-solucao-para-problemas-estruturais-da-escola-municipal-celuta-das-neves http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3979-prefeito-busca-solucao-para-problemas-estruturais-da-escola-municipal-celuta-das-neves Prefeito busca solução para problemas estruturais da Escola Municipal Celuta das Neves

Executivo vai propor ao governo de Minas a doação do prédio, onde também funciona instituição de ensino da rede estadual, ao Município

 

Na manhã de terça-feira, 08, o prefeito Neider Moreira e a secretária de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo, estiveram na Escola Municipal Professora Celuta das Neves. A instituição de ensino está localizada no bairro de Lourdes e atende hoje 420 alunos, do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental. A unidade educacional funciona em prédio do governo de Minas Gerais, em sistema de coabitação com a Escola Estadual Professora Gilka Drumond.

 

 

Durante a visita, o chefe do Executivo e a gestora da Educação conversaram com os estudantes e funcionários verificaram e percorreram toda a escola para avaliar as condições da edificação. O levantamento prévio apontou a necessidade de diversas intervenções. No entanto, de acordo com Neider, existem entraves para que a Prefeitura aja imediatamente, pelo fato de o imóvel pertencer ao Estado. O prefeito disse que pretende se reunir com representantes do governo de Minas Gerais para apresentar os problemas estruturais constatados e solicitar a doação do prédio ao Município, para que sejam realizadas as obras. A vice-diretora da escola, Nadir Antônia Alves Rodrigues, vai apresentar diagnóstico com as prioridades.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Tue, 15 May 2018 14:36:03 -0300
Atraso do pagamento de funcionários municipais da Educação deixa categoria em "pé de greve" http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3975-atraso-do-pagamento-de-funcionarios-municipais-da-educacao-deixa-categoria-em-pe-de-greve http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3975-atraso-do-pagamento-de-funcionarios-municipais-da-educacao-deixa-categoria-em-pe-de-greve

Executivo reúne diretores para explicar situação e prevê quitação da folha no próximo dia 17

 

O atraso do pagamento dos salários dos servidores municipais, em especial os que estão lotados na Educação, foi um dos assuntos mais discutidos durante a reunião da Câmara desta terça-feira, 08. Parlamentares alegam que o problema é recorrente e, para os integrantes da ala de oposição, as explicações da administração, que tem enfrentado dificuldades devido à inadimplência do Estado, não convencem.

 

O vereador Antônio de Miranda, o Toinzinho, disse que alguns professores já estão se mobilizando e discutindo a possibilidade de uma greve. Ele afirmou que, se concretizada essa ideia, será a primeira vez que o setor, em âmbito municipal, registrará uma paralisação, em 22 anos.

 

“Há um movimento... Alguns educadores falam nessa possibilidade [...] Isso não é nada bom para a cidade. Todo mundo fala e é verdade, nós temos que investir nessa área, que está prejudicada”, comentou.

 

Toinzinho garantiu que os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb – pelo governo federal estão em dia.

 

“Eu fui procurado por vários servidores da Prefeitura, principalmente os da Educação, que estão preocupados. O prefeito reuniu diretoras e informou que o governo de Minas Gerais precisava depositar os recursos para a realização do pagamento em 12 de maio. Caso contrário, a previsão é dia 17. O próprio chefe do Executivo confirmou que falta apenas o Fundeb estadual. Existe um grande desconforto entre os membros da categoria, que têm contas a pagar, compromissos”, disse.

 

O parlamentar falou que fez um breve levantamento em alguns municípios da região e que em algumas delas, como Pará de Minas, Divinópolis, Formiga, Belo Horizonte, Oliveira, Contagem e Cláudio, os vencimentos estão regulares.

 

“Eu liguei para 20 prefeituras. [...] Qual a diferença dessas cidades para a Itaúna? Algumas de pequeno porte, como Rio Manso e Crucilândia, Maravilhas, entre outras, vivem somente dos repasses da União e governo do Estado. Não têm arrecadação própria, como Itaúna”, argumentou. O vereador Alexandre Campos apresentou projeto de lei, por meio do qual ele propõe que o prefeito e os secretários só recebam os salários após os pagamentos dos demais servidores.

 

De acordo com informações repassadas à reportagem por profissionais da Educação, o prefeito Neider Moreira reuniu as diretoras das instituições de ensino da rede municipal na sexta-feira, 04. Durante esse encontro, ele explicou os motivos dos atrasos e adiantou que o pagamento referente aos dias trabalhados no mês de abril sairá em 17 de maio.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Tue, 15 May 2018 14:14:59 -0300
Sebrae promove Semana do Microempreendedor http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3966-sebrae-promove-semana-do-microempreendedor http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3966-sebrae-promove-semana-do-microempreendedor

Itaúna está entre as cinco cidades da região Centro-Oeste escolhidas para receber a Semana do Microempreendedor Individual, que será realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae - entre segunda-feira, 14, e sábado, 19. A programação foi elaborada com o objetivo de orientar os empresários que querem melhorar a gestão dos negócios e ajudar aos interessados em regulamentar as atividades que desenvolvem.

 

No município, de acordo com as informações divulgadas pelo Sebrae, 52% dos empreendedores aderiram ao regime tributário simplificado, totalizando 5.401 empresas. Dessas, 2.791 são MEI e 2.610 são MPE. Entre as ações previstas para os próximos dias, estão oficinas e palestras, na avenida Jove Soares, 629, bairro das Graças.

 

O Sebrae Itaúna oferecerá também capacitação à distância pelas mídias sociais e por meio da página mantida pela instituição na internet, inclusive, com espaço aberto para perguntas, respondidas ao vivo. As inscrições podem ser feitas gratuitamente em www.semanadomeimg.com.br. Mais informações pelo telefone 3242- 2473 ou 3242-2410.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Tue, 15 May 2018 13:25:13 -0300
Palestra sobre administração financeira será na sede do CDE http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3873-palestra-sobre-administracao-financeira-sera-na-sede-do-cde http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3873-palestra-sobre-administracao-financeira-sera-na-sede-do-cde

 

Será realizada na quinta-feira, 05, às 19h30, no Edifício CDE, a palestra "A administração financeira como condição de sucesso nos negócios", ministrada pelo especialista em Gestão Empresarial, graduado em Economia, bacharel em Direito, consultor, professor e perito Oficial do Judiciário de Divinópolis, Lázaro Ribeiro. O palestrante abordará temas como os custos financeiros e operacionais de uma empresa, planejamento e resultados.

À frente da iniciativa está a Associação Comercial e Empresarial – ACE -, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL -, e Sindicato do Comércio Varejista de Itaúna – Sindicomércio. Os interessados devem entrar em contato com o setor de Educação e Desenvolvimento das entidades, pelo telefone 3249-1750 ou 3249-1751, ou presencialmente, no Edifício CDE, que fica na rua Capitão Vicente, 129, Centro. Os participantes contribuirão com um quilo de alimento não perecível, sendo a arrecadação destinada a entidades da cidade. 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Mon, 02 Apr 2018 14:24:51 -0300