Sábado, 23 Junho 2018

A Usiminas está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa Jovens Profissionais 4.0. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver colaboradores com uma visão ampla e que, após esse período de imersão na rotina da empresa, tenham condições de atuar de forma estratégica, com foco em inovação, novas tecnologias e melhoria de processos, por exemplo.

 

 

Durante dois anos, os selecionados irão conhecer todas as frentes da Usiminas – siderurgia, mineração, bens de capital, transformação do aço e logística. Eles também participarão de treinamentos específicos dentro dos pilares de gestão, formados por pessoas, clientes e resultados. Depois dessa preparação, serão direcionados para as áreas onde irão trabalhar de forma fixa. As oportunidades são para as cidades de Itatiaiuçu e Belo Horizonte, Ipatinga, Cubatão, Guarulhos, São Paulo e Porto Alegre.

 

 

Podem participar graduados em nível superior, de julho de 2016 até julho de 2018. Há vagas para os profissionais de Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Economia e Estatística; Engenharia de Automação, Civil, da Computação, Elétrica, Eletrônica, de Materiais, Mecânica, Mecatrônica, Metalúrgica, de Minas, de Produção, Química e de Sistemas; além de Matemática.

 

 

É necessário ter proficiência em inglês e disponibilidade para viagens e mudança. As inscrições devem ser feitas diretamente em www.usiminas.com, até 11 de junho. O processo seletivo é composto por provas online de inglês, lógica; dinâmica de grupo e entrevistas. As atividades terão início em setembro.

Católicos itaunenses iniciaram os preparativos para a celebração da Solenidade de Corpus Christi, no próximo dia 31. Na ocasião, a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. A programação em Itaúna conta com missas e procissões em diversas paróquias.

 

 

A comemoração foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses com o costume de ornar as ruas e locais por onde passavam esplendorosas procissões com tropas, cavaleiros, danças e cantos. Em Minas, a confecção dos tapetes começou na antiga Vila Rica, hoje Ouro Preto, no ano de 1733, época da inauguração da Matriz do Pilar, e era conhecida como “Festa do Triunfo Eucarístico”.

 

 

Na Paróquia de Sant’Ana, a cerimônia de Corpus Christi começa a ser preparada com bastante antecedência. Para homenagear o “Cristo Vivo”, um tapete é elaborado em volta da Praça da Matriz de Sant’Ana, com coordenação da gestora cultural Bel Abreu.

 

 

A tradição teve início há mais de 50 anos e continua a reunir um grande número de artistas plásticos, desenhistas e pessoas com atuação nos mais variados segmentos. Na ornamentação são usados materiais recicláveis ou descartáveis, doados pela comunidade e empresas, como pó de café, areia, cascas de ovos, serragem, raspas de couro, de pneu, entre outros. Os interessados em contribuir podem deixar os itens na Casa Paroquial, na Praça Doutor Augusto Gonçalves, 344, Centro.

 

 

Em um tapete que representa a devoção dos católicos, todos os detalhes são observados, começando pelo antecipado tingimento dos produtos e o traçado feito pelo serviço municipal de topografia. Os desenhos estampados no chão representam a fé das centenas de pessoas, empenhadas em embelezar a procissão do Santíssimo, celebrando a Eucaristia.

 

Programação da Paróquia de Sant´Ana

 

27/05 – 08h30 – Oficina sobre confecção de Tapetes Centro Pastoral Pe. José Ferreira Netto

28/05 – 19h – Adoração em todas as comunidades da Paróquia

29/05 - 19h – Palestra: “A presença real de Cristo na Eucaristia” Centro Pastoral Sant’Ana - (Vila Tavares)

30/05 – 19h – Adoração na Matriz, seguida Celebração da Palavra.

31/05 - 07h – Missa na Matriz e benção de envio para confecção do

 

Tapete de Corpus Christi

 

08h – Confecção do tradicional “Tapete” em torno da Praça da Matriz;

16h30h – Procissão em torno da Praça da Matriz, seguida da Celebração Eucarística.

Executivo Mineiro ainda acumula débitos de R$ 2 mi em recursos do Fundeb e transporte escolar

 

 

Apesar das declarações recentes do governador Fernando Pimentel sobre a regularização das transferências dos repasses constitucionais aos municípios mineiros, relatório atualizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais - Cosems/MG - esta semana, mostra uma realidade bem diferente. Somente com o setor, prioritário, incluindo inúmeras demandas de baixa, média e alta complexidade, a dívida do Estado é astronômica. A reportagem teve acesso ao documento e apurou que no caso de Itaúna, os débitos são de R$ 10.307.129,26.

 

 

A situação tem motivado constantes protestos entre os gestores de praticamente todos os municípios mineiros. Isso porque o descumprimento das obrigações pelo Executivo estadual prejudica significativamente a prestação de serviços essenciais, inviabilizando ainda melhorias no atendimento, previstas em convênios assinados e muitas vezes “esquecidos”. Os dados apresentados pelo Cosems/MG mostra a gravidade desse problema, uma vez que os atrasos dificultam até mesmo a assistência farmacêutica, a partir da distribuição de medicamentos aos usuários da rede pública.

 

 

A dívida com Itaúna engloba ainda recursos que deveriam ser destinados a ações e desenvolvimento de projetos de Vigilância em Saúde, como por exemplo, no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças; cirurgias; exames; Atenção Básica e o incentivo do Programa de Fortalecimento e Melhoria dos Hospitais, o Pro-Hosp.

 

 

O JORNAL S´PASSO apurou que ainda estão atrasadas as transferências constitucionais referentes ao transporte escolar, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb -, e piso mineiro destinado à Assistência Social, totalizando R$ 2.095.011,91. O descumprimento do compromisso do Estado em relação aos repasses do Fundeb, por exemplo, que é receita vinculada, prejudicou os educadores da cidade. A folha de pagamento sobre os dias trabalhados em abril, com vencimento em maio, só pôde ser quitada nesta quinta-feira, 17, e ainda assim porque o Município complementou o valor necessário para garantir os depósitos, cerca de R$ 380 mil.

Mesmo após o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Saae - ter informado não ser capaz de arcar com o pagamento de prêmio por produtividade para todos os funcionários, o vereador Joel Arruda se posicionou contra a atitude da diretoria-geral de suspender a concessão do benefício.

 

 

A bonificação era concedida a apenas detentores de três cargos e por isso vinha gerando mal- -estar entre os servidores. A situação foi até denunciada ao Ministério Público. Em 2007, a criação de uma lei beneficiou fiscais com bônus de 40% em cima do salário-base e, já em 2014, os dirigentes da autarquia na época, incluíram os oficiais práticos e leituristas.

 

 

A concessão do bônus somente para essa parcela do funcionalismo causou revolta. Desde então, servidores alegavam que não era justo apenas os encarregados receberem a gratificação, tendo em vista que o trabalho para cumprimento de metas é feito em equipe. Sob a orientação de advogado, uma dessas pessoas que se sentiram prejudicadas levou o caso ao Ministério Público.

 

 

A lei que deu origem à bonificação estabelecia que fosse criado um decreto, regularizando a concessão do prêmio por produtividade, o que não foi feito. O MP recomendou a devida regulamentação ou o corte do benefício. O Saae optou por cancelar os repasses, sob a justificativa de que ou todos os servidores deveriam receber ou nenhum. Tendo em vista a viabilidade econômica da ação, uma vez que a folha de pagamento do Saae hoje é de R$ 1 milhão, a diretoria optou por paralisar o pagamento do prêmio.

 

 

Autarquia faz consulta pública

 

 

O Saae solicitou ao Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico Região Central - CISAB-RC – um estudo para avaliar o reajuste dos valores das tarifas cobradas pela autarquia. O órgão é responsável por definir preços e assegurar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. A análise é feita mediante mecanismos que induzam a eficiência e eficácia dos serviços públicos e que permitam a apropriação social dos ganhos de produtividade, no âmbito dos municípios que delegarem esta atribuição à instituição.

 

 

A autarquia já encaminhou os documentos e informações necessárias para os estudos relativos à solicitação e foi elaborada pelo corpo técnico do CISAB-RC a minuta que será apresentada ao Conselho Municipal de Saneamento de Itaúna. Outra ferramenta usada para a garantia do controle social é a consulta pública. A população teve até esta quinta-feira, 17, para enviar contribuições, dúvidas ou sugestões a respeito do serviço prestado.

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral - TSE - decidiram nessa quinta-feira, 17, por unanimidade, que os partidos políticos - diretórios nacionais, regionais e municipais - terão mais 90 dias corridos, a contar de 30 de abril de 2018, para complementar informações e fazer eventuais correções nas prestações de contas relativas a 2017.

 

 

Na oportunidade, os ministros julgaram petição das siglas PMDB, PROS, PTB, PMN, PSDC, PRP, PTC, PPS, PC do B, PP, PT e Avante para a suspensão do uso do sistema adotado pela Justiça Eleitoral em 2017. Com a medida, os partidos poderão acessar os dados já entregues e fazer correções sem o risco de tais intervenções serem entendidas como erro ou omissão. Ficou decidido também que o prazo prescricional só começa a correr a partir dos 90 dias da prorrogação. A decisão vale somente para as prestações de contas de 2017.

O Legislativo autorizou a concessão de uso de imóvel pela empresa VBL Fundidos Eireli. Durante o debate acerca da matéria, o vereador Alex Arthur ressaltou a importância da medida para o aumento da geração de emprego e renda na cidade. “Ficamos felizes em ajudar o empreendimento a crescer e com isso garantir mais oportunidades para os trabalhadores itaunenses”, afirmou.

A instalação provisória de uma rampa na unidade de Estratégia da Saúde da Família – ESF -, do bairro Jadir Marinho foi o estopim para que parlamentares cobrassem do Executivo intervenções para garantia de acessibilidade em toda a cidade. O vice-presidente da mesa diretora, Giordane Alberto, apresentou foto do dispositivo, que, segundo ele, é de madeira, foi mal colocado e não oferece condições adequadas aos usuários.

 

 

“Sei que a estrutura não ficará definitivamente no local, mas, ela foi feita na gestão passada e é preciso que seja reparada e depois construída uma nova, de cimento. As pessoas com mobilidade reduzida e os cadeirantes têm dificuldade. É uma questão de segurança mesmo”, falou.

 

 

Pegando “carona” na fala do colega, Anselmo Fabiano, disse que medidas simples nesse sentido podem gerar benefício significativo.

 

 

O parlamentar lembrou também a falta de acessos em um dos lados da Praça Dr. Augusto Gonçalves e disse ainda que o problema não atinge somente os portadores de deficiências. “É uma questão que envolve toda a população”, frisou.

Projeto de resolução estabelece comissão formada por agentes políticos e representantes da sociedade civil organizada

 

A mesa diretora da Câmara Municipal criou um projeto de resolução para instituir um “Grupo de Trabalho”, visando alternativas para a cobrança da “Taxa do Lixo”, instituída pelo ex-prefeito, Osmando Pereira da Silva, em 2015. A matéria tem como objetivo garantir uma solução para as inúmeras reclamações da população, em relação aos critérios utilizados na fixação de valores do tributo e na execução dos serviços pelo Município.

 

 

“Ante a situação vivenciada, o poder Legislativo não pode quedar-se inerte! O cidadão exige uma postura firme de seus legítimos representantes!”, justificam os dirigentes da Casa. “Por isso, achamos por bem envolver o maior número possível de pessoas na busca democrática das soluções, de forma distanciada do componente partidário, que muitas vezes não contribui”, alegaram.

 

 

O projeto, que ainda não foi colocado para votação em plenário, estabelece que a comissão tenha prazo de 120 dias, prorrogáveis por igual período, para apresentar o estudo com as medidas plausíveis. A proposta é uma composição com membros da Câmara, das secretarias municipais de Saúde, Regulação Urbana, Assistência Social, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae, de órgãos públicos federais ou estaduais e dos conselhos comunitários, entre outros setores não governamentais.

Aumento é condicionado a desconto para usuários do bilhete eletrônico, rede Wi-Fi em todos os ônibus e instalação de guaritas nos pontos

 

 

 

A Prefeitura de Itaúna publicou nesta sexta-feira, 18, decreto que atualiza a passagem do transporte coletivo urbano e rural. A medida entra em vigor à zero hora do domingo, 20, quando a tarifa passa a custar R$ 3,60 para os usuários do bilhete eletrônico, desconto exigido pela administração, e R$ 3,75 no caso de pagamento em dinheiro, o que dá um índice de aumento de 10,29%, portanto, menor que o solicitado pela concessionária, de 13,41%.

 

 

A tarifa hoje é R$ 3,40, valor fixado ainda em dezembro de 2016, quando o então prefeito Osmando Pereira da Silva realizou a licitação que garantiu à empresa novo contrato, de 20 anos, prorrogáveis pelo mesmo período. O reajuste anunciado oficialmente ontem, foi concedido após uma verdadeira “queda de braço” entre o grupo responsável pela prestação dos serviços e o atual governo.

 

 

O aumento, normalmente é ratificado em janeiro e, na tentativa de conseguir autorização para a majoração, a concessionária apresentou o pedido ainda no último mês de 2017. Para ampliar o debate a respeito da solicitação e promover a análise das planilhas de custos, usadas para o cálculo do percentual, o Executivo instituiu uma comissão, formada por servidores da Regulação Urbana e da Procuradoria.

 

 

Os estudos apontaram o índice aplicado, mas, mediante condicionantes, como vantagem para os passageiros que utilizam o cartão, a instalação de Wi-Fi em todos os ônibus e guaritas nos pontos. A renovação da frota está nas cláusulas contratuais e é cobrada pela administração. O meio-passe, com desconto de 50% para os alunos da rede pública e privada, além de cursos técnicos e superiores, ficou mantido.

 

 

Preço dos combustíveis

 

 

Um dos fatores que mais impactam na passagem de ônibus é o preço dos combustíveis. No caso do diesel, o aumento acumulado entre dezembro de 2016 e abril de 2018 foi de 14,85%. Para hoje, 19, está previsto um reajuste do diesel comercializado nas refinarias em 0,95%, índice que deve ser repassado nas bombas.

 

 

Gratuidade para idosos

 

 

No dia 23 de janeiro deste ano, foi publicada no Jornal Oficial do Município a sanção do Executivo à gratuidade no transporte coletivo para pessoas com idade a partir dos 60 anos e renda familiar inferior a dois salários mínimos por mês. Mas, um projeto em trâmite na Câmara prevê o cancelamento do benefício, que, de acordo com a lei federal, deve ser concedido aos maiores de 65. A justificativa da matéria apresentada pela Prefeitura agora é o ônus gerado pela medida. A alegação é de que a iniciativa impactaria na planilha da concessionária do serviço, que, dessa forma, acabaria repassando mais custos aos demais usuários dos ônibus.

 

 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae – realiza na quarta-feira, 23, o seminário de crédito Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. O objetivo da iniciativa é informar os empresários sobre as melhores linhas de financiamento disponíveis no mercado e criar um canal de relacionamento deles com as instituições financeiras.

 

 

O evento é gratuito e será realizado no auditório do Edifício CDE, na rua Capitão Vicente, 129, Centro, a partir das 08h, com duração de quatro horas. As vagas são limitadas, e por isso, é necessário realizar a inscrição com antecedência pelo site do Sebrae. Mais informações pelo telefone 3242-2473.

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