140 MILHÕES DE BRASILEIROS TERÃO ACESSO AO 5G NESTE SEMESTRE, AFIRMA ANATEL

Até 30 de junho 1.610 municípios terão cobertura do 5G, informa Moreira

0
935

A implantação da tecnologia móvel 5G avança a velocidade de quinta geração no país e em breve alcançará 140 milhões de potenciais usuários. Em reunião na Anatel do Gaispi – grupo da Anatel que supervisiona a limpeza do espectro de 3,5 GHz para a chegada do 5G – decidiu-se pela ampliação para mais 78 cidades que receberão o 5G para além do que especificava o edital, porque a limpeza da frequência de 3,5 GHz está bem encaminhada.

Segundo o coordenador do grupo, e conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, com as medidas tomadas até agora, constata-se que até o dia 30 de junho 1.610 municípios brasileiros estarão com o 5G disponível.

Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

Além da limpeza da faixa que antes era ocupada pelos canais de TV aberta e a distribuição de Kits de recepção dos canais de TV que tiveram que ser transferidos para outro pedaço do espectro radioelétrico para a população de baixa renda, Moreira informou que as demais obrigações do leilão também estão com o cronograma em dia.

A distribuição dos kits de acesso aos novos sinais de TV continua bem abaixo das projeções iniciais, em uma demonstração inequívoca de que o número de TVs abertas que se utilizam de antenas parabólicas no país era super estimado pelo segmento de radiodifusão. Conforme o balanço divulgado pelo Ministério das Comunicações na semana passada, cerca de 25 mil famílias receberam o kit de TVRO destinado a usuários de parabólica, para limpeza da faixa de 3,5 GHz para o 5G. Esse número de beneficiados representa 1,8% do que estava previsto inicialmente, de 1,3 milhão de domicílios.

Rede Privativa

No caso da construção da rede privativa, a empresa Siga Antenado (empresa constituída pelas operadoras de celular que compraram as frequências do leilão do 5G), responsável para colocar em pé todas as obrigações da licitação, já lançou para o mercado alguns pedidos de compra (RFP – ou ” request for proposal”) e aguarda agora orientação do novo governo sobre como deverá ser o formato da rede móvel do Distrito Federal e quais os órgãos da administração pública que integrarão essa rede segura, a ser operada pela Telebras, conforme o decreto do governo anterior publicado no final do ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dez − um =