Itaúna registra 148 casos suspeitos de dengue

0
301

O centro-oeste mineiro já registra quase 8 mil casos de dengue só nesses primeiros meses do ano e em Itaúna, já foram 186 notificações ao Sistema Nacional de Atendimento Médico – Sinam –, em que, 67 deram positivos para a dengue, 35 foram descartados e 84 ainda aguardam resultados de exame.


Em relação às cidades vizinhas, que vivem uma grande epidemia, o município ainda está com a incidência baixa, segundo o boletim epidemiológico do Estado. Entretanto, em apenas 15 dias houve um aumento nessa incidência, com isso, o índice de Itaúna passou de 44,30 no início do mês, para 68,06.


De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Izabel Dâmaso, o trabalho de prevenção contra o Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, chikungunya e zika vírus, é realizado em toda a cidade através do fumacê e trabalho de solo, além das visitas dos agentes as casas para encontrarem possíveis focos, ação que a equipe da Saúde relata estar encontrando resistência no município.


“É preciso que a população se sensibilize e permita o acesso dos agentes de combate a endemias nas residências e, principalmente, da importância de eliminar os possíveis criadouros do mosquito, que ficam dentro das casas, pois o cuidado depende de cada morador”, afirma Maria Izabel.


Ainda de acordo com a Vigilância em Saúde, em todos os bairros por onde os agentes passaram havia focos de dengue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui