Planos para inserir Itaúna no mapa do turismo avançam

0
2007

Conselho Municipal foi reativado e contará com crédito especial de R$ 20 mil para reestruturação

Foram empossados nessa quinta-feira, 09, os membros do Conselho Municipal de Turismo de Itaúna – Comturi –, que foi reestruturado na cidade, de acordo com a Prefeitura, para a consolidação de novas políticas, estimulando o planejamento, desenvolvimento e expansão do setor por aqui. O conselho está vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A Câmara Municipal dos vereadores aprovou o projeto que altera dispositivos na lei e critérios para o funcionamento do Comturi, criado há mais de 20 anos, para deliberar sobre a política municipal de turismo e ações decorrentes dela.

Ficará sob a responsabilidade do Comturi o assessoramento ao Executivo na avaliação da Política Municipal de Turismo e na elaboração de planos plurianuais, além da proposição de medidas destinadas a fomentar e democratizar o acesso da população e dos visitantes aos produtos e serviços turísticos, o incremento das receitas provenientes da atividade e a criação de condições favoráveis para o acesso do setor privado ao mercado.

A expectativa é que com o Conselho ativo, Itaúna consiga verbas para reavivar o turismo na cidade. O vice-presidente da Câmara, Hudson Bernardes, destacou que a aprovação do projeto possibilita que Itaúna seja inserida no Circuito Veredas de Turismo e, com isto, passe a receber verbas do governo estadual.

Além do projeto, os vereadores aprovaram crédito especial que destina R$ 20 mil para reestruturação do Comturi.

Fazem parte do Conselho representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diógenes Lopes Nogueira de Sousa Vilela, Luísa Paula Alves e Silva e Sabrina Gonçalves Villefort; da Procuradoria-Geral, Alexandre Nogueira Falcão e Viviane Nogueira Mello; e da sociedade civil, representando a rede hoteleira da cidade, André Solé Machado Sousa e Vanessa Reis Ferreira da Silva, e as agências de turismo, Leandro Machado Moreira e Éderson Fernandes Rabelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui