Simulação de acidente alerta população para riscos de ignorar sinalização nas passagens de nível

0
513

Nessa terça-feira, 28, foi realizada em Itaúna uma das ações preventivas de maior impacto do movimento “Maio Amarelo”, que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A VLI, empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica – FCA -, em parceria com a Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte – DMTT -, realizaram uma simulação de acidente envolvendo uma locomotiva e um carro de passeio.

A simulação contou com a participação de atores para deixar a situação o mais real possível, com uma representação de como é feito todo o processo de resgate pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu.

Nos últimos dois anos até este mês, o município registrou sete acidentes na linha férrea, segundo Flávio D’Oliveira, relações institucionais da VLI. “Em Itaúna, em 2017 tivemos três ocorrências, sendo uma colisão e dois atropelamentos; em 2018 também foram três ocorrências, duas colisões e um atropelamento e em 2019, já tivemos o registro de um atropelamento. O mais importante, que nós gostamos de frisar em ações como essas, é a atenção que pedestres e condutores devem ter ao cruzar a linha férrea. A prevenção é sempre o melhor caminho”, disse.  

A ação foi realizada no cruzamento das avenidas Jove Soares e Dr. Miguel Augusto Gonçalves, dois dos principais corredores de tráfego da cidade e cortados pela linha férrea, e, além de alerta para a população, teve como objetivo aperfeiçoar o alinhamento entre empresa e autoridades no atendimento de uma ocorrência e orientar motoristas e pedestres sobre como atravessar a linha férrea de forma segura. A atividade também reuniu equipes das polícias Militar e Civil e do Tiro de Guerra, chamando a atenção de quem passava pelo local. Muitas pessoas chegaram a acreditar que se tratava de uma situação real.

“Nós, da diretoria de trânsito, já firmamos essa parceria com a VLI há muito tempo e já estamos fazendo várias campanhas ao longo do ano. E, agora com a campanha do ‘Maio Amarelo’, unificamos forças, em um evento bem chamativo, para realmente tocar a população no que tange as passagens de nível do município. Que essa simulação seja levada em consideração ao longo do ano”, comentou o gerente de trânsito Audrey Juliano Ferreira Leite.  

Além de locomotivas da FCA, também passam por Itaúna trens da Ferrovia Norte-Sul – FNS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui