Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado com ação na Praça da Matriz

0
1048

Em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, nessa sexta-feira 31, o controle do Tabagismo promoveu uma ação em alerta às doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, na Praça Dr. Augusto Gonçalves.

O objetivo era orientar e esclarecer, como forma de conscientização para a população, os malefícios e consequências do uso do tabaco à saúde, e visou incentivar hábitos saudáveis e bem-estar físico.

A ação contou com a participação da Associação de voluntários no apoio e combate ao câncer – AVACCI – e Associação de combate ao câncer do centro-oeste de Minas – ACCCOM -, com orientações de prevenção e cuidados aos tabagistas, ex-tabagistas e população em geral. Além do apoio do Centro de Convivência do Idoso – CCI -, Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE – e da agência do Banco do Brasil.

A técnica responsável pela ação, Andreia de Freitas Borba, destaca a importância do evento. “devemos alertar a toda população sobre os malefícios decorrentes da prática do tabagismo, sendo doenças e mortes que conseguimos evitar. O objetivo foi realizar uma ação preventiva, sobretudo para crianças e adolescentes, e também a divulgação do Programa de Controle do Tabagismo”, explica.  

Programa

Desde 2012 em Itaúna, o Programa Nacional de Controle de Tabagismo – PNCT – faz parte da política de promoção à saúde e tem como objetivo a proposta de apoiar o fumante que quer parar de fumar. O programa prevê a realização de grupos conduzidos por um técnico ou uma equipe de referência, tendo por base as orientações recebidas pelo Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer. Os participantes contam, ainda, com o apoio de medicamentos nicotínico. Os interessados devem procurar o setor de tabagismo na Secretaria Municipal de Saúde, na Av. Manoel da Custódia, 1.111, no bairro Morada Nova. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui