Em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, nessa sexta-feira 31, o controle do Tabagismo promoveu uma ação em alerta às doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, na Praça Dr. Augusto Gonçalves.
O objetivo era orientar e esclarecer, como forma de conscientização para a população, os malefícios e consequências do uso do tabaco à saúde, e visou incentivar hábitos saudáveis e bem-estar físico.
A ação contou com a participação da Associação de voluntários no apoio e combate ao câncer – AVACCI – e Associação de combate ao câncer do centro-oeste de Minas – ACCCOM -, com orientações de prevenção e cuidados aos tabagistas, ex-tabagistas e população em geral. Além do apoio do Centro de Convivência do Idoso – CCI -, Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE – e da agência do Banco do Brasil.
A técnica responsável pela ação, Andreia de Freitas Borba, destaca a importância do evento. “devemos alertar a toda população sobre os malefícios decorrentes da prática do tabagismo, sendo doenças e mortes que conseguimos evitar. O objetivo foi realizar uma ação preventiva, sobretudo para crianças e adolescentes, e também a divulgação do Programa de Controle do Tabagismo”, explica.
Programa
Desde 2012 em Itaúna, o Programa Nacional de Controle de Tabagismo – PNCT – faz parte da política de promoção à saúde e tem como objetivo a proposta de apoiar o fumante que quer parar de fumar. O programa prevê a realização de grupos conduzidos por um técnico ou uma equipe de referência, tendo por base as orientações recebidas pelo Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer. Os participantes contam, ainda, com o apoio de medicamentos nicotínico. Os interessados devem procurar o setor de tabagismo na Secretaria Municipal de Saúde, na Av. Manoel da Custódia, 1.111, no bairro Morada Nova.