Desassoreamento do Rio São João transforma paisagem no entorno

0
470

Além da limpeza do curso d’água, trecho de terra da avenida será asfaltado pela Prefeitura

A limpeza, dragagem e desassoreamento do Rio São João já está dando uma nova cara para a região do Lourdes e, especialmente, para o loteamento do bairro Sion, razão pela qual o financiamento da iniciativa foi possível, uma vez que os recursos são provenientes de uma parceria público-privado do Município com a empresa responsável pelo empreendimento. Além disso, uma nova rua foi aberta ao lado do rio.

A previsão é que as ações de limpeza no rio, que visam evitar prejuízos ambientais e riscos de enchentes, sejam concluídas até a primeira semana de junho. A estimativa é que sejam retirados cinco mil metros cúbicos de resíduos e materiais do rio, que se tornam obstáculos físicos na calha do São João, causando alterações no fluxo de água, podendo ainda gerar outros problemas.

Os recursos para realização da limpeza no rio contemplam o trecho compreendido entre a ponte do bairro Olímpio Moreira e a rodovia MG-431, num total de 2.100 metros. O convênio foi firmado após a empresa que está financiando a iniciativa cobrar a limpeza do rio para o Município e ter como resposta que a ação era inviável no momento, devida a falta de recursos e da contenção de gastos estabelecida. O Município então propôs a empresa a colaboração privada, prevista na Lei 11079, de 2004, aprovada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD.

A outorga foi liberada no ano passado, sendo executada agora. O projeto de limpeza e desassoreamento do São João é de 2016 e está dentro do plano de macrodrenagem que constitui o Plano de Saneamento Básico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae. 

Pavimentação asfáltica da Avenida São João

A Prefeitura já finalizou as obras de construção da base para asfaltamento de 600 metros da Avenida São João na altura da Praça de Esportes do bairro de Lourdes. De acordo com o Executivo, a obra visa melhorar o tráfego de automóveis da região.

Nos últimos anos, houve uma grande expansão habitacional para as áreas adjacentes aos bairros de Lourdes e Morro do Engenho, justificando a necessidade de investimento em mais corredores.

O outro lado

Enquanto a obra de pavimentação no trecho de terra da Avenida São João beneficiará muitos moradores, outra parcela da população continua cobrando o recapeamento da via na altura da rodoviária até o cruzamento com a Rua Silva Jardim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui