Número de crianças na fila de espera é maior do que o atendido pelas creches do município

0
597

Um levantamento minucioso realizado pela Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria de Educação, identificou a real demanda por creches na cidade e apontou um dado alarmante: para atender a todos, o município teria que dobrar o número de creches existentes na cidade.

O assunto veio à tona depois que o vereador Joel Arruda divulgou parte do estudo. O parlamentar faz parte da Comissão Temporária, criada pelo Executivo, para analisar a questão. A Comissão é formada por representantes da Secretaria de Educação, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, Câmara e representantes das Creches. O objetivo é analisar o panorama e traçar estratégias para atender o maior número de crianças possível. “Temos 900 crianças em fila de espera. Isto tem causado transtorno para as famílias. Os pais precisam trabalhar e não tem onde deixar seus filhos. A fila é muito grande”.

Ainda segundo o parlamentar, mesmo com as creches que estão sendo finalizadas, nos bairros Cidade Nova e Santa Edwiges, a demanda ainda será grande. “Esta Comissão está com ideias muito boas e desta Comissão deverá ser criado um projeto de lei para que possamos apresentar melhorias na rede”

Uma das regiões com maior demanda por vagas em creches é a do bairro Jadir Marinho. O vereador lembra que no local não há nenhuma instituição, nem própria e nem conveniada e por isto é prioritária na análise. “Estamos olhando um terreno institucional que possa vir a abrigar uma creche. Talvez possamos descobrir caminhos para que a comunidade possa ser atendida”.

Já o vereador Hudson Bernardes defende uma sindicância para verificar a real necessidade de cada família manter seus filhos nas creches. “Existe várias informações de pessoas que deixam os filhos nas creches e não trabalham”.

Atualmente a Prefeitura conta com oito creches, quatro instituições próprias e quatro conveniadas, que atendem cerca de 800 crianças. Hoje, são atendidos apenas as regiões no entorno dos bairros Morada Nova, Lourdes, Santo Antônio, Padre Eustáquio, Itaunense, Irmãos Auler, Centro e Aeroporto II.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui