Índice de criminalidade no município nos primeiros meses do ano volta a crescer

0
701

Pedestres e comerciantes são os principais alvos dos bandidos, que têm assaltado também ônibus do transporte coletivo

Após uma redução bastante significativa no número de roubos em Itaúna nos quatro primeiros meses do ano em 2018, quando houve registro de 64 ocorrências, enquanto em 2017 haviam sido 134, o município voltou a ter um aumento nesse tipo de crime. Os dados são do Registro de Eventos de Defesa Social – Reds – da Secretaria de Estado de Segurança Pública – Sesp. De janeiro até abril deste ano, Itaúna teve 79 ocorrências de roubos.

Conforme dados da Sesp, em janeiro foram 06 roubos a estabelecimentos comerciais, 04 em residências, 05 a transeuntes e 01 ao transporte coletivo. Em fevereiro, foram 13 roubos a transeuntes, 09 a estabelecimentos comerciais e 01 a residência. Em março, o município registrou 14 roubos a transeuntes, 06 a estabelecimentos comerciais, 01 em uma residência e dois ao transporte coletivo. Já em abril, houve 01 roubo de carga, 07 a estabelecimentos comerciais, 08 a transeuntes e mais 01 roubo ao transporte coletivo.

Os dados mostram que os alvos preferidos pelos criminosos são os pedestres (40 ocorrências) e o comércio (28).

Crimes violentos

O município também teve um aumento no número de crimes violentos nos primeiros meses, no comparativo com o ano passado. Este ano, de janeiro a abril, foram registrados 111 crimes violentos, enquanto em igual período em 2018 haviam sido 99. Contudo, o índice ainda continua melhor que em 2017, quando só nos quatro primeiros meses do ano houve 195 ocorrências de crimes violentos em Itaúna. No mesmo período em 2016 foram 104 e em 2015 a Sesp registrou 106 casos de crimes violentos no município.

De acordo com as informações disponibilizadas pela Sesp, dos 111 crimes violentos registrados até abril em Itaúna, 06 estão relacionados a estupro. Foram 03 ocorrências de estupro de vulnerável consumado (menor de 14 anos ou contra pessoa que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato) e 01 tentado, além de 01 estrupo de uma pessoa adulta e 01 tentativa.

As outras ocorrências foram de 02 homicídios e 4 tentativas de assassinato, sendo o restante relativo à violência praticada durante os roubos. 

Roubos de veículos

A Secretaria de Estado de Segurança Pública também registrou aumento no número de roubos de veículos em Itaúna no comparativo dos quatro primeiros meses deste ano, quando houve um total de 14 ocorrências, com 2018, que teve 10 casos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui