Índice de suicídios entre idosos aumenta

0
752
Foto: Jornal S´Passo

Roda de conversa alerta para os riscos da depressão

Com o intuito de alertar a população sobre os riscos da depressão, o Centro de Convivência do Idoso, juntamente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS –, realizaram há uma semana, a palestra “Vamos falar sobre depressão, prevenção e como superar?”

O evento, que ocorreu na sede das instituições reuniu cerca de 100 pessoas, dentre elas, idosos, estudantes de psicologia e de enfermagem. A palestra, que foi ministrada pelo enfermeiro do Centro de Atenção Psíquico Social – CAPS –, Tiago Magela Ramos, contou com diversos temas sobre a doença, além da abertura para perguntas e respostas do público.

Em entrevista ao JORNAL S’PASSO, o palestrante comentou sobre a enfermidade alertando que a depressão é o estado de tristeza profunda e o estado de desesperança para a vida, destacando ainda que entre idosos, os índices são alarmantes. “Um dos principais fatores para as tentativas de suicídio é o abuso de álcool, drogas e a depressão. Atualmente, temos um índice de 8.9 idosos para cada 100 mil habitantes que cometem suicídio, enquanto a média nacional gira em torno de 6.0”, afirmou.

Cura, tratamento e prevenção

Apesar das estatísticas alarmantes, a depressão tem cura e uma das principais formas de combatê-la é insistir nas relações afetivas e no convívio social dos doentes. Boa alimentação, atividades físicas, também contribuem para que a pessoa tenha mecanismos de defesa contra a depressão. “Os tratamentos indicados são a psicoterapia aliada a medicamentos e a alteração dos hábitos de vida”, explica Tiago que registrou ainda a importância de práticas espirituais para a reeducação mental.

“Estudos mostram que a pessoa que tem uma crença e age nessa crença, tem um mecanismo protetor para o uso de drogas, para tratamento sexual distorcido e para depressão. Não falamos em cura, falamos em remissão dos sintomas”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui