Encontro no CDE reúne lideranças itaunenses e representantes do Governo do Estado

0
469

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Adriano Magalhães, e o subsecretário de Desenvolvimento Regional, Fernando Passálio, estiveram em Itaúna nessa segunda-feira, 10, para ouvir as principais demandas do município que podem ser solucionadas com a intervenção do Estado.

O encontro entre os representantes do governo estadual e lideranças do município foi promovido pelo presidente do CDE e da CDL Itaúna, Maurício Gonçalves Nazaré, que aproveitou a ocasião para apresentar aos visitantes um panorama econômico e social e de representatividade da cidade, destacando seu potencial para crescimento. Maurício ressaltou que a ideia é abrir um diálogo entre Itaúna e o governo do Estado.

O prefeito Neider Moreira destacou no encontro que o município tem sido prejudicado com os entraves para instalação de novas empresas, como por exemplo, os problemas com o depósito do recurso destinado à cidade para a construção da ponte do Distrito Industrial, condição para que o grupo IHM Stefanini se instale aqui e, consequentemente, gere postos de trabalho e movimente a economia.

Neider lembrou que o recurso chegou a ser depositado pelo governo do estado em 2017, porém, a transação foi realizada em uma conta errada e que desde que o governador Romeu Zema assumiu, o Executivo de Itaúna busca a renovação do convênio. “A atração de novos empreendimentos para o município é fundamental para a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento econômico de uma maneira geral. Esse recurso para construção da ponte é importantíssimo. A empresa IHM vai gerar 230 empregos na cidade, técnicos e para curso superior. […] Isso faz uma diferença muito grande para o município. […] E isso para o Estado não é nada”, pontuou.

O gestor do município também levantou a questão da necessidade da duplicação da rodovia MG-050 até Itaúna, dentro da expectativa de fortalecer o desenvolvimento regional, e cobrou uma resposta sobre os postes de iluminação retirados do trevo pela concessionária que administra a via durante a realização de obras, que não foram reinstalados em seus locais de origem.

Maurício Nazaré ainda reforçou junto aos representantes do governo do estado que Itaúna precisa de uma nova sede para a delegacia de Polícia Civil, visando o atendimento regional, e pediu apoio para a construção da Apac Juvenil, tendo em vista o alto número de menores envolvidos na criminalidade no município.

“Itaúna precisa estar unida sempre para colhermos resultados e fazer a diferença. Poder Público, Executivo, Legislativo, entidades e empresas, precisam trabalhar juntos para o fortalecimento de nossa cidade. Hoje foi um passo muito importante”, destacou o presidente do CDE e da CDL no município.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Adriano Magalhães, destacou a união local para manter os avanços no desenvolvimento da cidade e se prontificou a colaborar com Itaúna. “Isso é muito importante para o governo, entender as necessidades das regiões do estado. Certamente daremos total apoio nas demandas do município, principalmente para a ponte do Distrito Industrial, de imediato”, declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui