Infraestrutura anuncia investimento de R$ 430 mil para implantação de iluminação em treze bairros

0
571

A Gerência de Iluminação Pública, que é vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços, ficou quase um mês sem um titular. O novo gestor, o engenheiro eletricista e civil Thiago Moreira Araújo, assumiu o departamento há cerca de 20 dias, com o desafio de colocar em dia a manutenção de pontos por toda a cidade.

Durante o tempo que ficou sem gerenciamento, o setor acumulou várias demandas de manutenção, o que acabou resultando em inúmeras reclamações da população, que chegaram até o plenário da Câmara Municipal.

De acordo com o novo gerente de iluminação, ao assumir o setor ele encontrou mais de 600 demandas em aberto. “Nós estávamos com 615 demandas em pontos de iluminação, lâmpadas queimadas, intermitentes ou quebrados por vandalismo. Hoje, já conseguimos baixar o número de demandas para algo em torno de 150. Outra questão que nós temos trabalhado, uma demanda que vai tomar um pouco mais de cuidado, é a implantação de extensões de rede, que não depende exclusivamente de nós. Depende de um projeto de uma empreiteira, da aprovação de verba e da Cemig, para liberar a carga dessa rede”, relatou Thiago.

Thiago disse à reportagem que ainda não tem o número exato de pontos de iluminação existentes no município e que está fazendo um estudo da situação atual. “Estou fazendo um levantamento para ter certeza da situação do município com a iluminação pública”.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Rosse Andrade adiantou ao JORNAL S’PASSO que já estão aprovados e licitados 13 projetos de execução de extensão de rede elétrica. Os projetos vão levar iluminação para vias dos bairros Santa Edwiges, Antunes, Belvedere, Cidade Nova, Nogueirinha, Padre Eustáquio, São Geraldo, Recanto das Peixotas, Aeroporto, Morro do Sol, Centro, Vila Mozart e Morro do Engenho, com um valor de aproximadamente R$ 430 mil.

“São ruas que não têm iluminação nenhuma, como por exemplo, o final da Avenida São João, no Morro do Engenho, a Rua Dr. Walter Mendes Nogueira no Centro, a Avenida Sanitária no Aeroporto. Então, a extensão de rede de energia elétrica tem que ser feita nessas localidades. Além disso, temos um projeto para trocar todas as lâmpadas de vapor de sódio nas principais avenidas da cidade por LED”, disse Rosse.

Projetos de infraestrutura em andamento

O secretário de Infraestrutura e Serviços também falou sobre a necessidade de finalizar rápido o projeto de extensão de iluminação no Distrito Industrial, tendo em vista que o município já tem um prazo previsto para a inauguração da unidade da IHM do grupo Stefanini, que vai gerar vários postos de trabalho em Itaúna. “Tem que ser rápido [a conclusão da obra de iluminação], porque nós acreditamos que em abril do ano que vem já será a inauguração. Além da iluminação, nós estamos preparando a avenida”, comentou.

Ele também adiantou que algumas vias do município vão ganhar calçamento. “Estamos com várias ruas para calçamento, a Walter Mendes, a Avenida São João, também tem na comunidade de Cachoeirinha, onde vamos calçar o entorno da praça. Estamos calçando também a ligação entre o Novo Horizonte e Morada Nova. Nós abrimos uma avenida aqui no bairro Santiago, atrás da Marvel, ligando até a Rua Contagem no Padre Eustáquio e vamos calçar e iluminar lá também. Vamos licitar vários trechos de ruas pela cidade que estão sem calçamento”, contou o secretário de Infraestrutura e Serviços.

Rosse destacou que várias ações estão sendo realizadas pela Infraestrutura por toda a cidade, inclusive a operação tapa-buracos. “Nós estamos fazendo a operação tapa-buracos primeiro nos principais corredores de tráfego da cidade, onde o fluxo de veículos é mais intenso. Depois, vamos traçar um cronograma para voltar nas demais ruas dos bairros”, explicou. O secretário destacou ainda que o principal desafio hoje é gerenciar a equipe da pasta, que é pequena e costuma ter grande rotatividade de funcionários. “Nós temos a deficiência que é o entra e sai constante. Está ficando difícil. Eu até estou olhando uma capina elétrica para agilizar o serviço, parece ser um equipamento muito no vídeo, vou conhecer como funciona”, relatou.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui