Cachorros de rua ganham coleiras refletivas para evitar acidentes

0
859

Só neste ano, a Associação Itaunense de Defesa Animal registrou mais de 60 atropelamentos

A Associação Itaunense de Defesa Animal – Aida – começou a colocar coleiras refletivas em cachorros de rua, para evitar atropelamentos, principalmente à noite. O acessório ainda vem com um pedido para que as pessoas não o tirem.

O projeto surgiu com um dos fundadores da associação, Jorge Pereira Fonseca, ao procurar soluções para diminuir o índice de atropelamentos na cidade, e consiste em iluminar os animais, essencialmente à noite, para que os veículos possam fazer o desvio necessário.

Só neste ano, mais de 60 casos de animais atropelados chegaram à Aida, destes, 49 sobreviveram. “Esses casos só chegaram até nós em razão da omissão de socorro, porque se a pessoa tivesse prestado, nossa equipe não estaria no local, fora os muitos casos em que o animal morre e ligam para a Zoonoses recolher”, conta Michele Nogueira Moreira, presidente da entidade. 

A ação é inspirada em uma iniciativa de Santa Catarina, em que protetores independentes de Criciúma adotaram o método com o mesmo objetivo. Lá, as coleiras ainda vêm acompanhadas de uma etiqueta “me adote”, para que as pessoas saibam que são animais abandonados. Jorge Pereira entrou em contato com os organizadores e conseguiu todas as informações necessárias e como estão aplicando o projeto na cidade. “Estamos lutando há muito tempo contra os casos de atropelamento e acidentes envolvendo animais. Sempre pensei em fazer alguma coisa do tipo, mas nunca chegava a algo certo, até que vi como Santa Catarina estava adotando isso, depois de instruções comprei a faixa refletora e estamos começando a aderir aqui”, explica o voluntário.

Hoje, 10 animais já circulam nas vias de Itaúna com as coleiras refletivas, entretanto a instituição ainda se adapta quanto ao material. “Compramos uma maquina de botões para ver qual procedimento fica mais fácil, pois estamos fazendo hoje com velcro e está mais trabalhoso. Vamos olhar também qual ficará mais fixo, ai quando estivermos com todos os ajustes faremos um mutirão para conseguirmos colocar no maior número de animais possível, a expectativa é que isso aconteça em algumas semanas”, explica Jorge.

A Aida já fez uma nova remeça de materiais, encomendando 150 metros de adesivo refletivo, dos quais de cada metro são feitas de três a quatro coleiras, dessa forma mais de 200 animais devem receber o acessório em breve.

Com isso, a instituição faz um apelo à população, que vem retirando essas coleiras dos animais. Jorge afirma estar colocando mensagens junto ao assessório explicando e pedindo para que não sejam retiradas. “Por favor, conservem essas faixas e até se verem caídas, coloquem de novo nos animais. É uma ação muito importante, esperamos bons resultados e melhores notícias”, finalizou o voluntário.

Recurso para aquisição do castramóvel é depositado na conta do Município

Itaúna está perto de receber um castramóvel, veículo que será utilizado para a castração de cães e gatos de rua, a fim de evitar o crescimento desordenado da população animal na cidade.

A verba necessária para a aquisição do caminhão, estipulada em R$120 mil, foi conseguida pelo deputado estadual Gustavo Mitre. O recurso havia sido solicitado pela vereadora Márcia Cristina, no início do ano passado. Contudo, o pedido se encontrava parado em Brasília. Por meio da intervenção do parlamentar, o montante pode ser depositado no fundo da Secretaria Municipal de Saúde, no mês passado.      

Na última semana, o deputado se encontrou com os membros da Associação Itaunense de Defesa Ambiental e Animal – AIDA –, juntamente com a vereadora Márcia, para discutir os próximos passos quanto a aquisição do castramóvel. “Articulei junto ao Ministro da Saúde para que uma emenda federal que estava travada fosse paga a Itaúna, através de uma solicitação da vereadora, no período em que assumi como Deputado Federal, em janeiro deste ano. Aguardamos que a Secretaria Municipal de Saúde utilize o recurso depositado para aquisição do veículo, que trará um ganho importante para a causa animal no município de Itaúna”, comentou.

O veículo também poderá ser utilizado pelos cidadãos que tenham cães e gatos como animais de estimação e desejem solicitar a castração. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui