Conta de água e esgoto deve aumentar em 4,93%

0
1228

A partir de setembro a conta de água deve aumentar em 4,93%. Isso porque o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae –, através da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais – Arisb-MG –, apresentou a proposta de reajuste na última segunda-feira, 01, que só será validada, de acordo com a autarquia, após consulta pública realizada por meio do portal www.arisb.com.br/consultapublica0622019/, que ficará online até o dia 17 de julho.
Ainda de acordo com o Saae, após o resultado da consulta pública, a autarquia divulgará se o reajuste foi aprovado e terá 30 dias para efetuar a mudança. Se aprovado, este será o terceiro ano consecutivo de aumento nas contas do Saae, que anunciou reajuste em março de 2017, de 8,53%, e em maio de 2018, de 5,26%. Isso significa que, durante este período, o aumento chega a quase 20%.
O valor da conta inclui o tratamento de esgoto, em que, 68% do total da cobrança é destinada ao serviço, coleta e afastamento de esgoto. Enquanto isso, a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE – está em fase de conclusão.
O Saae informou também que o novo reajuste foi proposto após um estudo considerando o período de 12 meses para a realização das projeções, neste caso, referem-se aos meses de maio de 2018 a abril de 2019 e foi mediante a execução de pesquisas realizadas pelo corpo técnico, que analisa o serviço oferecido pela autarquia, assim como, a análise econômica e financeira da metodologia de cálculo dos índices de referência para o serviço de saneamento público, além das despesas, investimentos e projeções futuras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui