Município passa a oferecer serviços online para facilitar atendimento aos cidadãos

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Portal da Prefeitura atende novas exigências legais e é entregue antes do prazo estabelecido

Foi lançado terça-feira, 16, o novo portal da Prefeitura de Itaúna com a Carta de Serviços ao Usuário do Município. De acordo com a nova lei, órgãos públicos, entes federados, município, estado e união terão que fazer, entre outras medidas, uma Carta de Serviços ao Usuário, que tem por objetivo informa-lo sobre os serviços prestados, as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público.

“Esse novo portal já vem com tecnologias que abrangem todas as exigências legais que são determinadas para os sites e também as exigências do Ministério Público.  As tecnologias aplicadas abrangem a acessibilidade, a comunicação e a interação com o usuário, a mobilidade e troca de arquivos. É um portal de serviços e a partir desse portal nós vamos ter a oportunidade de disponibilizar para o cidadão novos servidos que poderão ser entregues ao cidadão em sua casa, através de seus computadores pessoais, tablets e smartphones. Nessa oportunidade, podemos comunicar que nós já estamos em fase de implantação de dois novos sistemas na Prefeitura. Estamos com um mês e meio de implantação do sistema de Administração Pública e de Saúde e em breve já estaremos implantando o sistema de Assistência Social e de Educação”, explicou Cláudio Machado, responsável pelo setor de Tecnologia da Informação – TI – da Prefeitura.

Ainda segundo Machado, a partir dessas implantações e disponibilização de novos serviços no portal, de cada área do Executivo, o cidadão não precisará mais ir à sede da Prefeitura para ser atendido.

Já a controladora-geral do Município Camilla de Oliveira Busatti Alves, ressaltou que a Carta de Serviços visa promover uma maior interação entre o munícipe com a administração municipal. “Com essas informações, além da gente demonstrar uma transparência maior dos serviços da administração pública, tanto direto quanto Saae e IMP, a gente consegue também gerar uma economia, porque o munícipe não precisa mais vir à Prefeitura, em alguns casos várias vezes por falta uma documentação. Ele não precisa ir na Secretaria de Saúde para saber o que precisa levar para poder agendar e retornar. Essas informações todas ele consegue obter no próprio site. Vale salientar que mesmo sendo uma exigência legal, poucos municípios conseguiram publicar a carta de serviços até a data de hoje [terça-feira, 16,] e Itaúna conseguiu publicar antes mesmo do nosso prazo final”.

O prefeito Neider Moreira destacou o trabalho conjunto das secretarias para disponibilizar essas novas ferramentas online. “Isso não é simplesmente uma modernização do site da Prefeitura, é a oportunização e que o cidadão realmente faça uma interação online com os serviços prestados por Itaúna. Vocês vão ter ideia daqui alguns meses do quanto isso será importante para o funcionamento da coisa pública, o tanto que isso vai agilizar a vida do cidadão, que é o usuário final, de quem nosso trabalho gira em torno. A mudança de paradigma que está ocorrendo nos últimos meses com a questão digital aqui na Prefeitura é um trabalho que vem sendo executado há muito tempo, desde que nós iniciamos o mandato. Só que a maturação disso não se dá de um dia para o outro. Tem que ser construído passo a passo, até porque as licitações de software são extremamente complexas”.

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