Comunidade religiosa inicia preparativos para o Reinado e festa do Rosário

0
1865

A festa de Nossa Senhora do Rosário abriga uma das mais antigas tradições de Itaúna, o Reinado. O evento tem a tradição de se iniciar na noite do dia 14, quando se celebra a patrona da festa na Capela Santa, no Alto do Rosário, conhecida por ser a primitiva matriz do antigo arraial de Santana de São João Acima.

A programação começou na última quinta-feira, 1º, com o levantamento das bandeiras de aviso, pelas Irmandades Nossa Senhora do Rosário da Paróquia de Sant’Ana e Sete Guardas de Nossa Senhora do Rosário e segue com novenas e missas durante toda a festividade.

No domingo, 11, acontece a abertura da Semana Nacional da Família, com concentração, a partir das 8h, na Praça da Matriz e caminhada em direção a Capela do Rosário.

Já na quinta-feira, 15, é a grande festa de Nossa Senhora do Rosário. No Reinado, há a tradição dos reis perpétuos, cargos que são de heranças, atribuídos exclusivamente a negros, que são, como reis, obedecidos e tratados respeitosamente pelos seus súditos. E, portanto, o início da celebração acontece na casa da Rainha de Santa Efigênia, Dona Sãozinha, no bairro Santo Antônio, e da Rainha Conga, Dona Maria Ana, no bairro das Graças, com um café comunitário, às 7h.

Logo após, às 9h, é realizada a Santa Missa, seguida pela procissão com o andar de Nossa Senhora do Rosário, contornando a pracinha que abrange a Igreja do Rosário e a sede das Sete Guardas, onde acontece o cortejo das guardas com os andores dos santos patronos do Reinado, saindo da casa da Rainha de Santa Efigênia. Às 18h, ocorre a Concentração das Guardas, em frente ao Altar, para a celebração da santa missa.

Entre as guardas estão a Moçambique São Benedito, Guarda de Conga Nossa Senhora Santana, Guarda de Conga Virgem do Rosário, Moçambique Santa Cruz, Guarda Catupe Nossa Senhora Aparecida, Guarda Império Nossa Senhora do Rosário, Guarda do Congo Santa Edwiges, Guarda do Congo Nossa Senhora do Rosário, Guarda de Vilão, Guarda de Candombe, Guarda do Congo Divino Espírito Santo, Moçambique Nossa Senhora do Rosário, Moçambique Santa Efigênia.

Na sexta-feira, 16, às 19h, será o pagamento de promessas pelas guardas de Reinado das irmandades. E no último dia, sábado, 17, é a concentração das Guardas em frente ao altar para a celebração da santa missa de encerramento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui