Novo reservatório do Morada Nova beneficiará 60% da população itaunense

0
2697

De acordo com autarquia, capacidade de armazenamento será de 2,5 milhões de litros de água

Após anos de problemas com o abastecimento de água no bairro Morada Nova, o Serviço Autônomo de Água de Esgoto – Saae – conseguiu a aprovação de recursos para implantação de um novo reservatório para atender toda a demanda da região. Em contato com o Saae, a autarquia explicou que em dias de elevado consumo, é necessário que uma equipe promova ajustes e manobras para minimizar os riscos de falta d’água na região, já que, enfrenta-se defasagem de pressão e queda nos reservatórios. Por isso, a situação exige melhorias no sistema de abastecimento, uma vez que o alto consumo de água faz com que a população sofra com a falta d’água em algumas ocasiões.

Ainda de acordo com o Saae, vem sendo monitorando o crescente aumento no consumo de água na região desde 2010, tendo a autarquia, recentemente, retomado os estudos e projetos para a instalação do novo reservatório. O Saae destacou que cerca de 60% da população itaunense será beneficiada com a melhoria do sistema de abastecimento. “O primeiro passo já foi dado, a aprovação da lei que autoriza a contratação de recursos. Nesse momento, os projetos, memoriais e planilhas existentes estão sendo aprimorados pela equipe técnica do Saae, para que assim, sejam iniciados os processos licitatórios para contratação das empresas responsáveis pela construção do reservatório, cujo o início estimado para a execução civil é janeiro de 2020”, informou.

O novo reservatório garantirá uma margem maior de acúmulo de água para os dias de elevado consumo, afastando assim os riscos eventuais de desabastecimento, o que possibilita ainda à equipe do Saae maior tranquilidade para a realização de manutenções do sistema de abastecimento, inclusive sem que estes trabalhos ocasionem desabastecimento temporário.

A previsão é que a obra dure 12 meses, no entanto, é importante considerar que fatores externos, como o período de chuvas, por exemplo, poderão influenciar no tempo de conclusão do projeto.

O Reservatório terá a capacidade de armazenar 2.500 metros cúbicos, que equivale a 2,5 milhões de litros de água, preenchidos em menos de cinco horas, graças a construção de uma estação elevatória também planejada como melhoria do sistema de abastecimento local.

O presidente da associação de moradores do Morada Nova, Jeferson Aparecido de Souza, destacou que várias gestões já propuseram a execução do projeto semelhante, porém, até então não havia saído do papel. “Hoje, nós somos abastecidos pelo reservatório do Novo Horizonte. Para nós aqui no bairro esse projeto vai ser muito bom. Essa região tem crescido muito. É mais um projeto que a atual administração faz que beneficia o Morada Nova”, comentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui