Alunos da Universidade de Itaúna têm projeto aceito em Congresso Nacional de Engenharia

0
1114

Um grupo de alunos do 6º período de Engenharia Mecânica da Universidade de Itaúna teve um artigo aceito no Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia – Contecc 2019, que será realizado em Palmas –TO, entre 17 e 19 de setembro, durante a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – Soea.

O trabalho dos alunos Thiago Monteiro dos Reis (primeiro autor), que irá representar o grupo em Palmas, Guilherme Henrique Amaral Almeida, Leonardo Lessa Oliveira e Mateus Vitor de Souza, intitulado “Análise Comportamental do Desgaste de Canais de Laminação em Função da Geometria”, será apresentado oralmente. O custeio com deslocamento e estadia de Thiago será pago pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea.

Estarão reunidos profissionais, estudantes e professores das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, apresentando trabalhos técnicos científicos nas mais diferentes áreas temáticas e de atuação, discutindo o cenário atual com relação às inovações em empresas e institutos de pesquisas.

O professor Alex Brasil, do curso de Engenharia Mecânica da UIT, foi quem incentivou os alunos, colocando como meta da disciplina “Máquinas de Fluxo” a elaboração de um artigo científico, onde os melhores trabalhos seriam inscritos no Contecc.
Após um esforço que gerou resultados, Thiago Monteiro dos Reis fala sobre o processo de produção do artigo. “Conseguimos atingir os resultados esperados. Reunimos a teoria com a prática, que é quando tudo começa a fazer sentido na Engenharia. Foi muito gratificante essa parte, foi muito gostosa de se fazer. Com cada um contribuindo um pouco, o trabalho foi acontecendo”, afirma.

Esta foi a primeira vez que o grupo de estudantes teve um trabalho acadêmico inscrito em um Congresso Nacional e já se destacou. Apenas os 24 melhores trabalhos do Brasil são financiados pelo Confea. “Estamos ansiosos, porque teremos contato com grandes nomes relacionados à Engenharia do nosso país, além de sair com uma nova mentalidade e muita experiência na bagagem”, conclui Thiago.

O aluno Leonardo Lessa também participará do Congresso e procura patrocínio de empresas ou instituições para ajudá-lo a custear a passagem e a estadia em Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui