Inaugurada há pouco mais de dois anos no bairro Itaunense, a Creche Recanto Feliz, que atende crianças de 0 a 3 anos, já começou a apresentar os primeiros sinais de desgaste em sua estrutura física. Uma enorme rachadura no muro da instituição foi detectada e preocupa os moradores, que cobram uma solução rápida da Prefeitura.
A reportagem entrou em contato com Thales Lara, engenheiro civil da Secretaria de Educação e Cultura – Semec -, que disse que o conserto do muro já foi providenciado. “Assim que detectamos a fissura, prontamente mobilizamos a Secretaria de Infraestrutura para a execução da obra de reparo. Os materiais já foram comprados e estamos apenas esperando que os servidores a executem, de acordo com a demanda do município”.
O engenheiro informou que o serviço não será demorado e estipula o prazo de aproximadamente um mês para a conclusão da obra. Ele disse também que a possibilidade de queda do muro foi descartada pelo Corpo Técnico da Prefeitura. “Até o presente momento, pelas avaliações que fizemos, não há risco de queda, mas, aconselhamos a diretora que, por segurança, mantenha as crianças a uma distância de pelo menos um metro e meio da estrutura”.
Thales explicou ainda que uma remoção de terra no terreno vizinho pode ter sido a causa do problema. “Fizeram um nivelamento no terreno ao lado da creche e com essa remoção, a fundação foi descalçada. Isso gerou pontos de tensão, que trincou o muro e, consequentemente, provocou essa enorme fissura”, disse.
O engenheiro destacou também que assim que as obras forem iniciadas pela Secretaria de Infraestrutura, será feito um reforço na fundação do muro, para que os pontos de tensão sejam estabilizados.