Rotativo começa com mais de 1.700 vagas

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Rotativo começa em 19 de setembro

Após especulações e dúvidas sobre seu início, o estacionamento rotativo começa a funcionar, na região central, a partir de 19 de setembro, O atendimento será 100% digital e o aplicativo já pode ser baixado, nas plataformas IOS e Android.

Ao todo o rotativo atenderá 1.632 vagas para carros e a novidade é a inclusão das motocicletas. Serão 100 vagas para motos, na região central.  O rotativo funcionará de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, e aos sábados de 7h às 13h.

Será cobrada uma taxa de  R$ 2 a hora para carros e R$ 1 para motocicletas, podendo o usuário renovar por mais uma hora. Para caçambas o custo será R$ 5 por dia, sendo R$ 3 aos sábados. Já para caminhões, carga e descarga, a tendência é que veículos acima de cinco toneladas sejam retirados da zona central, o preço para os demais será o mesmo cobrado para os automóveis.

De acordo com informações do Departamento de Cultura, a  Prefeitura acompanhará online a arrecadação e os gráficos de gerenciamento e, conforme o contrato assinado, receberá um repasse mensal de 27%. “A estimativa (do valor a arrecadar) é impossível de fazer sem um primeiro mês de investimento ou iniciação dos trabalhos porque não há como analisar ainda, mas nossa expectativa é grande, pelo menos no início temos uma ideia de que irá funcionar muito bem”, afirma Audrey Leite, gerente do Departamento de Trânsito.

A fiscalização das vagas será feita pela Polícia Militar, no convênio firmado com o município. O gerente de trânsito ressalta que no passado houve uma parceira social, em que portadores de deficiência eram responsáveis pela fiscalização, mas que ficará a critério da empresa que venceu a licitação manter ou não este projeto. 

Com uma frota de quase 59 mil veículos, segundo os últimos dados divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN – há um consenso geral que, hoje, o rotativo é indispensável para a cidade.

A comerciante Denise Nicácio aguarda, com expectativa,  a implantação do rotativo. Para aumentar as vendas, ela já paga estacionamento para seus clientes. “Vai ajudar demais, porque as pessoas chegam e estacionam aqui às 7h e só vão embora às 20h, para não perdemos clientes foi necessário fazer um convênio com um estacionamento privado, ou seja, acabamos pagando para o cliente conseguir vir à loja”, explica.

Fernando Ferreira, também comerciante da área central, afirma que perde clientes por não conseguirem estacionar próximo de seu estabelecimento. “Acho que será ótimo o rotativo, porque há pessoas ocupando a vaga o dia inteiro para jogar baralho ou simplesmente ficar na praça, enquanto clientes ficam rodando procurando vagas e muitos desistem de comprar por não conseguir vagas”, relata.

Aparecida Peixoto, lojista, acredita que o estacionamento rotativo fomentará a economia no Centro. “Será muito bom, irá ajudar a trazer mais clientes. Para o comércio, em geral, será importante, porque hoje, nosso maior problema são vagas para clientes”, assegura.

Aplicativo

A empresa vencedora da licitação IT2B irá gerenciar as vagas, com concessão de 10 anos, e é responsável pelo aplicativo ZAR Digital – Zona Azul Rápida – onde é feito o cadastro e a compra do e-ticket da vaga. A plataforma já pode ser baixada na Apple Store e Google Play.

O atendimento ao público é 100% digital, visando agilizar o processo, sem a necessidade de comprovantes impressos, que passam a funcionar por meio do aplicativo, dando mais mobilidade urbana e fluidez em áreas comerciais.

Além do aplicativo, o usuário poderá comprar via portal (www.zonaazulrapida.com.br), e para quem não tem acesso à internet ou dispositivos, a compra também será realizada por SMS ou por monitores que realizam a venda do bilhete e estarão espalhados em toda a zona de cobertura.

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