Rotativo: poucos monitores e motoristas sem informações

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A retomada do Estacionamento Rotativo, iniciada esta semana, foi recheada de incertezas e reclamações por parte dos motoristas. Vinte e duas ruas na Região Central, incluindo a Avenida Jove Soares, são consideradas faixas de estacionamento rotativo, que a partir de agora se chama Zona Azul.  Em diversos pontos, onde na segunda iniciaria-se o período de conscientização e adaptação, motoristas se mostraram confusos em como proceder e como comprar os tickets.

Já na segunda-feira, primeiro dia de cobranças, os motoristas se mostraram surpresos, ao saber que o rotativo já estava valendo. “Tem que pagar? Mas como? Onde está o pessoal vendendo os talões?” questionou André Henrique, vendedor, ao ser abordado pela reportagem, em plena Silva Jardim.

Informado que não haveria talões e nem venda física, o vendedor deu de ombros e informou que não iria baixar o aplicativo e que não era obrigado a fazer isto. “Eu acho certo implantar, estamos mesmo precisando de rotatividade nas vagas, mas se querem implantar, que dêem pelo menos opção da gente comprar sem ter que encher a memória do celular com aplicativo”.

Em outro ponto, já no entorno da Praça da Matriz, o motoboy, Felipe dos Santos, reclamou de terem incluído as motos também no rotativo. “Moto serve para facilitar o trânsito e a gente nem fica parado. Eu trabalho cerca de 10 horas por dia. Agora toda hora que eu vier aqui no centro, terei que pagar?”.

As dúvidas foram tantas que na manhã de terça-feira, dia 10, o departamento de trânsito convocou uma coletiva para a imprensa para tentar esclarecer pontos obscuros. Representantes da IT2B Tecnologia e Serviços, empresa contratada para gerenciar o rotativo e o gerente de trânsito Audrey Leite, explicaram o funcionamento da Zona Azul.

Welton Ramos, executivo de negócios, afirmou que é normal ocorrerem dúvidas e que estas serão sanadas ao longo da semana. Entre os pontos abordados, os representantes falaram sobre o número de monitores, o tempo que cada veículo poderá ficar estacionado e as penalidades.

Penalidades

Questionados sobre o número de monitores, a IT2B afirmou que 11 monitores estão espalhados pelas ruas onde funcionará o Rotativo. E que por enquanto ainda não há pontos de revendas, mas que a empresa já está cadastrando o comércio para também vender os créditos digitalmente.

O número foi definido para que se tivesse um monitor a cada 150 vagas, em média. “Os monitores orientarão, fiscalizarão e informarão a PM os veículos em situação irregular. Caberá a PM aplicar as sanções previstas no Código de Trânsito”.

Cada motorista poderá ficar em uma vaga apenas duas horas. Após este prazo, o veículo deverá ser retirado, garantindo a rotatividade. Ao ser questionado se caso o motorista quisesse permanecer, poderia colocar mais créditos e permanecer nas vagas, Audrey afirmou que não, pois a intenção é fazer um rodizio e liberar as vagas e não permitir que veículos fiquem estacionados por muito tempo no mesmo local.

Ainda de acordo com Audrey, os casos de veículos em situação irregular serão notificados à PM e a corporação irá realizar as sanções, que vão de multa a remoção do veículo.

Ao todo foram destinadas 1.782 vagas, sendo 1.632 para veículos de passeio, 100 para motocicletas e 50 para carga e descarga. O rotativo funciona de segunda a sexta-feira, de 7 às 19 horas, e aos sábados, de 7 às 13 horas. Idosos e deficientes poderão parar nas vagas específicas gratuitamente, por duas horas diárias, depois disso têm que retirar seus veículos.

Os créditos custam R$2 a hora para automóveis e R$ 1 para motocicletas. Podem ser adquiridos via aplicativo Zar Digital, disponível nas plataformas App Store e Google Play, SMS, site www.zonaazulrapida.com.br, ou com monitores distribuídos entre as áreas de estacionamento.

Onde funciona o Rotativo

Antônio de Matos
Capitão Vicente
Coronel Francisco Manoel Franco
Coronel Godofredo Gonçalves
Coronel Osório Camargos
Diógenes Nogueira
Doutor José Gonçalves
Geniplo Dornas
Getúlio Vargas
Gonçalves da Guia
Josias Machado
Jove Soares
Marechal Deodoro
Manoel Gonçalves
Melo Viana
Professor Francisco Santiago
Silva Jardim
Tácito Nogueira
Travessa Gonçalves da Guia
Travessa Vila Aurora

PRAÇAS

Doutor Augusto Gonçalves
Mário Matos

1 COMENTÁRIO

  1. Sobre o rotativo, penso que não vai muito além…..uma regressão nós estacionamentos nas ruas indicadas. Moro na Jove Soares, está vazia e superlotação nas ruas dos bairros próximos. Não vai funcionar com aplicativo….tenho certeza…. Vão aumentar as multas e reboques….pois as pessoas estacionam sem previsão de tempo. Afinal, pensando em solução….criaram uma confusão.
    Os estacionamentos fechados é que vão lucrar.
    Não questiono por mim… não uso carro no centro, pois moro nele. Mas vale a tentativa…. Porém vai criar mais problemas no trânsito.

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