Setembro Amarelo: Saúde mental cria grupo de apoio a pessoas enlutadas pelo suicídio

0
2233

A prefeitura realizou diversas ações na terça-feira, dia 10, considerado Dia Mundial de Combate ao Suicídio. As ações fazem parte das comemorações do Setembro Amarelo, campanha desenvolvida para ampliar as discussões sobre o tema em todo Brasil.

Além de palestras, panfletagem em semáforos, a diretora de Saúde Mental, Cristiane Santos de Souza Nogueira, esteve na Câmara e pediu apoio ao vereadores para que mais ações sejam realizadas. Cristiane afirma que os recursos são escassos, mas que as estratégias estão sendo pensadas de forma a criar uma rede de conscientização e multiplicação sobre o tema. “Recursos praticamente não temos. Estamos felizes com nossa campanha este ano. Conseguimos avançar muito. Estamos realizando ações de educação perante a sociedade e um trabalho de diálogo com as escolas. Queremos realizar ações com alunos e com os docentes para que eles sejam multiplicadores sobre o tema. Venho pedir ajudar de vocês. Esta é uma causa humana maior, não cabe vaidades. Estamos no caminho correto e precisamos de todo o apoio”.

Cristiane anunciou ainda o início de um grupo de apoio as pessoas enlutadas pelo suicídio. O primeiro encontro será na sede da Secretaria de Educação, na segunda-feira, às 19 horas. “Um estudo divulgado recentemente diz que para cada suicídio, 135 pessoas são diretamente impactadas. Quando este tipo de ocorrência é entre os jovens, a ressonância é muito grande. Criar um grupo de apoio às pessoas enlutadas é também uma forma de prevenção”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui