Cartório Eleitoral alerta para situação de partidos

0
496

Candidatos com intenção de disputar as eleições de 2020 terão até abril para se filiar a qualquer partido. No entanto, a Justiça Eleitoral alerta que antes da filiação é necessário que o candidato verifique a situação da sigla. Alguns partidos podem estar suspensos por pendências junto à Justiça, o que inviabilizaria a candidatura.

Em Itaúna, os partidos AVANTE (antigo PTdoB);MDB (antigo PMDB); PCO; PPL (fundiu-se ao PCdoB); PPS; PROS; PRTB e PSL encontram-se suspensos.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitora, Euder Monteiro, os motivos que levaram a suspensão são variados. Vão desde desatualização de dados cadastrais quanto falta de prestação de contas nas últimas eleições. “Creio que os partidos conseguirão se regularizar até a eleição do próximo ano. Não são questões complicadas de se resolver”

O presidente do MBD itaunense, Alexandre Campos, afirma que a suspensa temporária do partido se deve apenas a mudança do nome. O partido passou de PMDB para MDB e com isto é preciso regularizar a situação junto à Receita Federal. “É uma situação bem simples de ser resolvida e temos até março de 2020 para resolver”.

Já no PSL a situação é um pouco diferente. O partido encontra-se sem uma Executiva Municipal e tem que eleger sua comissão até o pleito do próximo ano. O caminho natural seria o vereador Márcio Hakuna, que disputou as eleições para deputado federal pelo partido, obtendo 17 mil votos, assumir a presidência. Porém, membros do partido, ouvidos pelo JORNAL S’PASSO, disseram que a situação não é tão simples. “O PSL cresceu muito nas últimas eleições e é natural uma disputa pelo seu comando. Se formos pensar de forma simplista o caminho natural seria mesmo o Hakuna assumir. Porém, não sabemos o que a Executiva estadual está pensando e nem se o Hakuna deseja assumir este posto” confidenciou uma fonte pedindo sigilo.

A reportagem entrou em contato com o presidente em exercício do PSL Estadual, Gustavo Graça Pinto, mas até o fechamento desta edição ele não retornou nossas ligações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui