“Setembro Amarelo” intensifica ações e palestras de prevenção ao suicídio

0
1502

Setembro Amarelo” intensifica ações

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

A Campanha Setembro Amarelo foi criada pelo Centro de Valorização da Vida, CVV, e abraçada por diversas entidades e órgãos governamentais.  Em Itaúna, a Campanha deste ano foca nos jovens e na vontade de viver intensamente. Com o tema “A valorização da vida na adolescência: vale a pena adolescer e viver”, a prefeitura iniciou o movimento no dia 02 de setembro. De acordo com a diretora de Saúde Mental, Cristiane Santos de Souza Nogueira, durante o mês o setor  intensifica o trabalho que a Prefeitura vem fazendo desde o início de 2017. 

Na próxima semana,  a Prefeitura de Itaúna realiza seminários e palestras. No dia 23 de setembro, às 19 horas, no Teatro Sílvio de Matos, acontecem duas palestras “Bullying na adolescência: o que precisamos saber?” com a palestrante: Débora Silveira Duarte. Psicóloga pela UEMG – Divinópolis. Especialista em Saúde do Adolescente pela UFSJ e “ O Uso de Tecnologias e Redes Sociais: como educar para proteger” com  Daniela Brum. Psicóloga pela UEMG – Divinópolis. Especialista em Saúde do Adolescente pela UFSJ.

Já no dia 24 de setembro, no mesmo horário e local, a  Dra. Nádia Verônica Halboth. Médica, Doutora em Ciências da Saúde, professora da Universidade Federal de Diamantina, pesquisadora de suicidologia, fala sobre “Como agir diante de comportamentos suicidas e de automutilação”.

No dia 25, encerra-se o ciclo de palestras com o Santhiago Bonfim Souza. Doutorando em Psicologia pela UFMG, mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), falando  “Habilidades socioemocionais na prevenção do suicídio”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui