“Setembro Amarelo” intensifica ações e palestras de prevenção ao suicídio

0
2761

Setembro Amarelo” intensifica ações

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

A Campanha Setembro Amarelo foi criada pelo Centro de Valorização da Vida, CVV, e abraçada por diversas entidades e órgãos governamentais.  Em Itaúna, a Campanha deste ano foca nos jovens e na vontade de viver intensamente. Com o tema “A valorização da vida na adolescência: vale a pena adolescer e viver”, a prefeitura iniciou o movimento no dia 02 de setembro. De acordo com a diretora de Saúde Mental, Cristiane Santos de Souza Nogueira, durante o mês o setor  intensifica o trabalho que a Prefeitura vem fazendo desde o início de 2017. 

Na próxima semana,  a Prefeitura de Itaúna realiza seminários e palestras. No dia 23 de setembro, às 19 horas, no Teatro Sílvio de Matos, acontecem duas palestras “Bullying na adolescência: o que precisamos saber?” com a palestrante: Débora Silveira Duarte. Psicóloga pela UEMG – Divinópolis. Especialista em Saúde do Adolescente pela UFSJ e “ O Uso de Tecnologias e Redes Sociais: como educar para proteger” com  Daniela Brum. Psicóloga pela UEMG – Divinópolis. Especialista em Saúde do Adolescente pela UFSJ.

Já no dia 24 de setembro, no mesmo horário e local, a  Dra. Nádia Verônica Halboth. Médica, Doutora em Ciências da Saúde, professora da Universidade Federal de Diamantina, pesquisadora de suicidologia, fala sobre “Como agir diante de comportamentos suicidas e de automutilação”.

No dia 25, encerra-se o ciclo de palestras com o Santhiago Bonfim Souza. Doutorando em Psicologia pela UFMG, mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), falando  “Habilidades socioemocionais na prevenção do suicídio”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here