Departamento de Cultura quer transformar Praça da Estação em Circuito

0
363

As obras no Museu Municipal Francisco Manoel Franco entraram na reta final, com previsão de inauguração no final de novembro ou início de dezembro. O museu passa por uma reforma completa e ganhou novos banheiros, troca de todo sistema elétrico, construção de uma área de café, além da parte externa e da praça também terem recebido intervenções. A “Maria Fumaça”, mudará de lugar e ao invés de ficar na frente do museu ficará ao lado do prédio.

O gerente de cultura, Ilimane Lopes, o Joe, acredita que as obras só atrasarão se o período chuvoso for intenso. “Dependendo do impacto das chuvas, pode haver atraso porque aquela região é muito baixa e as chuvas podem prejudicar o andamento da obra”, relata.

O conceito do museu será completamente diferente do que já existia na cidade e integrará a praça e a biblioteca pública municipal, transformando o espaço em um Circuito Cultural. “Haverá o café onde as pessoas poderão se reunir. Nosso intuito é amadurecer a ideia de um espaço cultural integrado.

A pessoa poderá pegar um livro na biblioteca, atravessar a praça e parar na porta do museu, onde teremos wi-fi gratuito. Pode também se alimentar no Café e de cultura”, explica Joe.

O museu contará ainda com uma loja de souvenires em alusão aos bens protegidos da cidade e que farão parte do Circuito de Turismo.

Plano Museológico

O projeto precisou ser readequado por causa da publicação do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram – que estabelece os procedimentos técnicos e administrativos para a elaboração de um Plano Museológico.

“Uma empresa especializada que trabalhou com os maiores museus do país está nos auxiliando nesta questão. Entendemos a reponsabilidade de gerenciar um museu e do planejamento, para evitar problemas como o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro”, explica o gerente de cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui