CDL prepara lançamento da campanha de natal que vai distribuir mais de R$100 mil em prêmios

0
795

Clima de final de ano está no ar e fachadas de lojas já lembram o Natal

Faltam ainda 60 dias para o Natal, mas algumas lojas já exibem enfeites, ornamentos e algumas fachadas já estão decoradas. Tudo é válido para entrar no clima do final de ano e alavancar as vendas. É neste período que as lojas mostram vitrines mais charmosas e a magia do Natal invade a cidade. Os comerciantes, renovam a esperança de conseguir melhores resultados nas vendas, investem em novidades para atrair o consumidor e driblar a crise.

A boa notícia é que as expectativas da CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas, para o fim de 2019 são promissoras e, caso elas se concretizem, os comerciantes terão mais de fôlego para fechar o ano com as vendas aquecidas.

As boas notícias para a economia são confirmadas por pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, CNDL e do SPC Brasil que divulgou que as contratações de trabalhadores temporários no varejo e no setor de serviços devem somar 103 mil vagas neste final de ano. Se a previsão se confirmar, o emprego temporário – um termômetro da expectativa do comércio para o período de consumo mais intenso do ano – vai atingir em 2019 sua maior marca em cinco anos, desde antes da crise.

A pesquisa mostra ainda que seis em cada dez comerciantes esperam vendas neste final de ano melhores que em 2018. Além disso, 43% planejam ampliar estoque.

Se no cenário nacional o clima é de recuperação do comércio, em Itaúna, a CDL já está pronta para o Natal 2019 e, de acordo com o presidente da entidade, o empresário Maurício Nazaré, mesmo com as dificuldades financeiras do município, a prefeitura vai ampliar a parceria com a entidade para fazer um Natal ainda mais bonito.

“Desde agosto já realizamos doze reuniões com a equipe da prefeitura para tratar sobre o tema natalino e, dessas reuniões, criamos um plano de ação determinando o que vamos fazer, como vamos fazer, quem vai fazer, quanto vai custar e quem vai pagar cada investimento. E a cada reunião estas respostas vão sendo atualizadas”, afirmou Maurício.

Segundo o presidente da CDL, neste ano, em comemoração ao cinquentenário da entidade, o valor investido na campanha de premiação será de R$100 mil, além do investimento na iluminação e decoração. “O valor total da reforma dos materiais, iluminação e decoração será em torno de R$130 mil”.

Maurício destaca que a CDL vai trazer novamente para a Praça da Matriz a casa do Papai Noel, uma árvore de 12 metros, bonecos, além de atrações e brincadeiras para as crianças. “Estamos também analisando a possibilidade de voltar com o Natal itinerante, que vai viabilizar a presença do Papai Noel e a distribuição de presentes nos bairros Padre Eustáquio, Lourdes, Santanense e região.

Outra ação que vai voltar neste Natal é a promoção “Super Vendedores”, que premia os melhores vendedores do comércio local e, na última edição, sorteou uma moto 0km.

Pesquisas

Com dados da pesquisa realizada no Natal de 2018 entre os comerciantes, comerciários, varejistas e a população, a CDL já está com projeções e estratégias para o final de ano. Maurício diz que os números mostram que, nos últimos anos, o comércio seguiu diversas tendências: “em 2017, as vendas foram boas para produtos de qualquer valor; em 2018, elas caíram muito, mas o consumidor adquiriu poucos produtos, de valores mais altos. Essa queda em 2018, se deu durante o ápice da crise que se instalou em todo o país. O período não foi fácil, mas a cidade reagiu e os comerciantes itaunenses conseguiram superar”.

Maurício Nazaré destaca ainda que as campanhas refletem os dados das pesquisas realizadas pela CDL e mostram o que as pessoas desejam, e o que as impulsionam a comprar na cidade.

“No Natal de 2017, dos dados apontavam que conceder uma premiação de alto valor agregado como um veículo, não trazia retorno para os comerciantes e nem atingia de forma integral os consumidores. Então, a CDL distribuiu 300 vales compras instantâneos de R$100,00, 10 vales compras de R$500,00 e um Fiat Mobi 0 km, que foi sorteado ao final da promoção. Além dessa premiação, foram sorteados mais 10 vales compras de R$500,00 para os vendedores”.

Maurício diz que ano passado, a estratégia de distribuição de prêmios foi alterada, porque a pesquisa apontou que, para as pessoas permanecerem na cidade e consumirem, o município deveria ter um clima natalino, com decoração e distribuição de muitos prêmios, através de vale-compras.

“O projeto de 2018, intitulado como “A Fantástica Cidade do Natal”, idealizado pela CDL Itaúna, contemplou uma parceria com a Prefeitura que ficou responsável por toda a iluminação da Praça da Matriz e ruas no entorno. A ornamentação da tradicional Casa do Papai Noel, a árvore de 12 metros, o presépio e o Boneco de Neve foram responsáveis por levar milhares de pessoas ao centro da cidade. A novidade foram as bengalas decorativas, na área central da Praça, produzidas pela Coopert com materiais reciclados, além de um corredor de leds e arandelas em formato de anjos na Silva Jardim, corredor principal da cidade.

Campanha 2019

A campanha de Natal da CDL vai distribuir 500 vale-compras instantâneos de R$100,00, além de um vale compras de R$15 mil para um consumidor e mais R$15 mil para uma entidade filantrópica. Já o comerciário e a loja onde foi adquirido o cupom ganhador do prêmio de R$ 15 mil receberão o prêmio de R$10 mil em vales compras.

Serão sorteados também cinco vales compras de R$1 mil para comerciários e cinco vale-compras de R$1 mil para lojistas associados que aderirem à campanha.

Rotativo

Este ano o Natal traz outra novidade para os consumidores: o estacionamento Rotativo na área central da cidade. De acordo com Nazaré, a entidade sempre defendeu a implantação do rotativo que foi tema de diversas pautas da diretoria da entidade com a Prefeitura. “Devido a reivindicações dos lojistas, realizamos no início deste mês, no Edifício CDE, uma reunião que contou com a presença da diretoria da entidade, empresários, representantes da Prefeitura, Paulo de Tarso, Secretário de Regulação Urbana e Audrey Leite, da Divisão de Trânsito, além de Caio César da empresa Zona Azul”.

Maurício conta que na reunião foram destacados pontos críticos e gargalos do sistema instalado no município. “Mesmo sendo consenso da classe empresarial a importância do rotativo, pontuamos a falta de campanhas amplas de divulgação sobre como utilizar o serviço e a época crítica da implantação, próximo ao final do ano, quando qualquer mudança afeta diretamente o resultado das vendas”.

Nesta reunião definimos um “Plano de Ações” para que soluções pontuais pudessem ser desenvolvidas, a fim de que o rotativo não afete diretamente o movimento na região central. Uma delas já foi aplicada, que é a permanência na mesma vaga por mais de 2h com a renovação do ticket”.

Expectativa dos comerciantes

A economia aquecida com a liberação do FGTS e o pagamento do 13º salário, segundo a Confederação Nacional do Comércio vai injetar R$ 13,1 bilhões nas compras do final de ano. Apesar do crescimento nas vendas registrado até este mês ser modesto, os empresários de Itaúna estão mais confiantes e esperam vender mais neste final de ano, que em 2018.

Uma comerciante que tem duas empresas na região central, contou que as campanhas e ações para promoção do comércio em todas as datas comemorativas, realizadas pela CDL, são importantes para os negócios. “Sabemos que antes de qualquer campanha, a CDL busca a realidade e anseios de lojistas e consumidores através de pesquisas. O mercado mudou e hoje o consumidor é atraído pela experiência de compra. Nesta época de Natal, uma cidade enfeitada é um grande atrativo não só para a população Itaunense, como também para atrair consumidores de outras cidades”, afirmou.

A empresária confirmou ainda que as campanhas com prêmios de alto valor agregado não são as que trazem mais retorno para os lojistas. “Precisamos reforçar o projeto de decoração para que as pessoas permaneçam na cidade e, consequentemente, prestigiem o comércio local”, completou.

Outro empresário que é filiado à entidade, mas tem seu comércio em um bairro, disse que a ação é importante para quem tem negócio localizados fora do entorno do centro. “Espero que a promoção do cupom de prêmios instantâneos possa continuar, pois essa ação fez muita diferença na última campanha de Natal e muito mais pessoas têm chance de ganhar”, destacou o comerciante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui