Residencial Santanense ganhará posto de saúde

0
505

O credenciamento de mais uma Estratégia da Saúde Familiar – ESF – para Itaúna foi anunciado esta semana e a unidade será instalada no Residencial Santanense. De acordo com a Secretaria de Saúde, já há um local aprovado, porém, o contrato ainda não foi firmado.  

A escolha do Residencial Santanense vai desafogar a demanda do ESF do Parque Jardim, que tem mais de seis mil pessoas cadastradas. “Nosso objetivo é dividir a área de abrangência desse ESF, criando mais um na região, por causa da alta demanda e do alto número de pessoas cadastradas no posto”, explica Fernando Meira de Faria, secretário de Saúde.

A notícia, apesar de beneficiar diretamente a região, deixa ainda mais distante o sonho de alguns moradores que queriam a construção de uma unidade de ESF, tipo II, com capacidade para atender cerca de 12 mil pessoas e seis bairros no entorno do Parque Jardim. Desde 2013, a Secretaria de Saúde assinou convênio com o Ministério da Saúde para a construção dessa grande unidade, entretanto, passados seis anos, só a aquisição do terreno foi feita.

Em fevereiro deste ano, o JORNAL S’PASSO mostrou a precariedade da atual estrutura do ESF do Parque Jardim, que fica em um imóvel alugado e é pequeno para atender a demanda da comunidade. Segundo o secretário de Saúde, Fernando Meira de Faria, há um projeto na pasta para a construção da sede própria e a atual sede poderá mudar, caso a secretaria encontre um local mais adequado.

O presidente do Conselho Comunitário do bairro Parque Jardim, Maurício de Jesus Barcelos, afirma que o projeto está há tempos na Prefeitura e que não sai do papel. “Um fica empurrando para o outro; um fala que está pronto, outro fala que não. Mas já me falaram que tem um lugar certo para a mudança do posto no bairro, até que essa obra saia, mas tenho medo de acomodarem no novo local e a construção não sair”, revela.

Marajá, como é conhecido, acredita ainda que a mudança para o novo local pode implicar como motivo para não realizarem o projeto, mas que será muito bom, pois vai desafogar a demanda da unidade do Parque Jardim. “Única coisa que não podemos reclamar do posto é a questão do atendimento que é ótimo. Chegou uma nova médica e ela está sendo muito elogiada”, relatou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui