Hemominas cancela mutirão para doação de sangue em Itaúna

0
414

Um mutirão para doação de sangue, idealizado pelo grupo “Terço Estação da Fé”, em parceria com empresas de Itaúna, estava marcado para acontecer neste sábado, 09, na Escola Municipal Augusto Gonçalves, mas foi cancelado pelo Hemominas.

A campanha surgiu para incentivar os cidadãos a se tornarem doadores, em prol do Hospital Manoel Gonçalves que segue com baixo estoque de sangue, para todos os tipos sanguíneos. Apesar da necessidade de todos os tipos de sangue, o “O negativo”, que é mais raro, tem o estoque em nível crítico. Segundo o Hemominas, houve queda de 40% nas doações do “O negativo” e como ele é universal, serve para transfusão de qualquer paciente, a situação está precária. O estoque de sangue A negativo também está muito baixo, em nível de alerta.

De acordo com a Diretoria técnico-científica do Hemominas, a unidade de Betim, que faria a coleta na cidade, está em negociação com a Prefeitura daquela cidade, para a manutenção de 19 servidores municipais que integram o quadro funcional da unidade. E, caso seja possível a permanência dos profissionais na fundação, as atividades externas promovidas pela unidade, serão retomadas em breve.  

Necessidade de doar

Mesmo com o cancelamento do evento, o hospital pede a colaboração dos itaunenses para salvar vidas e disponibiliza um carro toda sexta-feira para levar e trazer os doadores para a coleta em Divinópolis. Para agendar a doação é preciso ligar no hospital (37)3249-5329, no horário das 13h às 17h.

Para se tornar um doador é necessário ter e estar com boa saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos, somente poderão doar acompanhados do responsável legal ou portando autorização formal. Pessoas com mais de 61 anos só podem doar se tiverem realizado pelo menos uma doação até os 60 anos.

É preciso pesar mais de 50 kg, dormir bem na noite anterior, alimentar-se antes, se for doar pela manhã e à tarde dar um intervalo de três horas após o almoço. Não é permitido doar em jejum. O doador deve estar com o documento original de identidade com foto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui