Novembro Azul: 209 homens fazem tratamento contra câncer de próstata em Itaúna

0
495

Número chama atenção para campanhas de conscientização mais intensas

É realidade que os homens vivem menos que as mulheres, segundo o IBGE enquanto eles vivem, em média, 73 anos, elas chegam a 80. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, 31% dos homens não vão ao médico e mais de 50% só procuram um especialista quando a doença já está em um estágio avançado. Com isso, a campanha Novembro Azul deste ano busca mudar este quadro, alertando e conscientizando a saúde masculina de um modo geral, mas, mantendo o foco no câncer de próstata.

Com isso, a Secretaria de Saúde de Itaúna promove ações durante o mês alertando homens sobre a importância de uma vida saudável para o combate ao câncer, em suas mais diversas manifestações. As intervenções estão ocorrendo desde o início de novembro e ficou acordado que todas as unidades realizarão um horário estendido durante o mês alertando homens sobre a importância de uma vida saudável para o combate ao câncer.

No sábado, 30 de novembro, no mesmo dia da Campanha Nacional, serão realizadas atividades de educação em saúde, consultas médicas, testes rápidos e algumas unidades oferecerão um café durante essas ações.

O secretário de saúde, Fernando Meira, acredita que a campanha não pode se restringir ao mês. “Sabe-se da importância do rastreamento e prevenção do câncer de próstata, porém, as ações de promoção a saúde e prevenção de doenças devem ocorrer de modo a estimular os cuidados do homem, como um todo, cuidar da saúde tanto física quanto emocional”, relata.

Em Itaúna, os exames de próstata podem ser feitos em consulta com o urologista, no Centro de Especialidades Médicas Dr. Ovídio Nogueira Machado, sendo que essas devem ser primeiramente solicitadas no posto de saúde do seu bairro.

Dr. Fernando ressalta que a prevenção é a melhor alternativa. “Pois consegue detectar a doença em um momento que é possível realizar o tratamento curativo”.

A CDL promoverá nesta segunda-feira, 18 de novembro, às 7h30, no auditório do Edifício CDE, um bate papo sobre a saúde do homem, com Marciliano Coelho e Dr. Mateus Augusto. As inscrições podem ser realizadas pelo número (37) 98414-5306, durante o evento serão realizados brindes e sorteios. Mães, esposas, namoradas e irmãs também são convidadas a participar.

A Associação de Voluntários no Apoio e Combate ao Câncer – Avacci – iniciou o mês com um café da manhã para os homens que esperavam uma consulta com o urologista do local.  Novembro segue com várias palestras em instituições da cidade como a APAC e, no dia 28, será realizada uma missa para encerrar o mês.

Câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – Inca -, um a cada seis homens receberá o diagnóstico de câncer de próstata durante a vida e descobrir a doença em seu início é primordial. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. De acordo com a Avacci estão cadastrados 209 homens portadores da doença e em tratamento, cerca de 20% do total de registrados na instituição, número que só perde para o câncer de mama. 

Por isso, a presidente da Avacci Itaúna, Expedita Imaculada Lopes Gomes, alerta sobre a necessidade da prevenção e dos cuidados com a saúde. “É necessário que todos os homens, a partir dos 40 anos de idade, façam exames anualmente para que possam evitar precocemente esse acometimento do câncer de próstata, principalmente aqueles com histórico na família e, que todos os homens tenham consciência e se preocupem com suas próprias saúdes”, explica.

E, agora é lei. O Sistema Único de Saúde tem até 30 dias para realizar exames, em pessoas que ao se consultarem com médicos foram declaradas suspeitas de estarem com câncer. Sancionando pelo vice-presidente Hamilton Mourão, a Lei foi publicada do Diário Oficial da União no dia 31 de outubro. As novas regras entram em vigor em 180 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui