Itaúna tem dois casos de Sarampo confirmados

0
462

Jovens entre 20 e 29 anos devem se vacinar até o dia 30

Entre janeiro e setembro deste ano, o Brasil registrou mais de 5.346 casos, com ocorrências em 17 estados. A primeira fase da campanha, ocorrida em outubro, contemplou crianças com idade entre seis meses até cinco anos. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, até o momento, foram confirmados dois casos da doença em Itaúna, por isso a Saúde municipal optou por intensificar a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação no município.

O público-alvo desta etapa são jovens e adultos não vacinados com idade entre 20 e 29 anos. A vacina já está disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O Dia D de mobilização será no sábado, 30/11.

A meta é que pessoas dessa faixa etária tomem duas doses da vacina tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) com intervalo mínimo de 30 dias. Só assim estarão imunizados contra a doença.

Caso a pessoa tenha recebido apenas a primeira dose da vacina ao longo da sua vida, deverá tomar agora a segunda dose. É importante conferir o cartão de vacinação ou levá-lo a uma unidade básica de saúde. Caso não haja comprovação vacinal, a pessoa receberá a primeira dose da vacina durante a campanha e a segunda poderá ser agendada.

Os sintomas mais comuns da doença são febre e manchas vermelhas na pele, podendo estar acompanhados de tosse, coriza, conjuntivite, dentre outros sinais. Independentemente da situação vacinal, histórico de viagem ou contato com caso suspeito/confirmado da doença, pessoas de quaisquer idades devem procurar o PSF mais próximo de casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui