A Câmara aprovou projeto de lei que institui o programa de Hortas Comunitárias e Compostagem nos bairros de Itaúna. De autoria da vereadora Márcia Cristina, o programa Hortas Comunitárias e Compostagem, transformará áreas devolutas em espaços produtivas; locais de descarte inconsciente e irresponsável de lixo em espaços de terapia ocupacional para a terceira idade; terrenos de proliferação
de insetos e pragas em território de integração entre moradores da mesma comunidade; matos em canteiros de alimentos naturais (tais como frutas, hortaliças, verduras etc).
Márcia Cristina afirmou que aproveitar as áreas públicas é uma forma de otimizar os espaços. “Temos lotes que vivem dando problema e que pode ser utilizado para estas horas comunitárias”. Antônio de Miranda disse que o projeto não é fácil de implementar, mas que se o Executivo organizar bem, o próprio munícipio terá o retorno através do ICMS ecológico.
Giordane Alberto afirmou que o projeto traz um benefício enorme para a população e citou a cidade de Sete Lagoas que já desenvolve projeto semelhante. “Tentei entrar com um projeto desta mesma forma, mas fui barrado pela procuradoria. Tomara que agora seja implementado”.