Aplicativos de transporte mudam hábitos dos itaunenses

0
838

As mudanças tecnológicas trouxeram novos hábitos e acessórios indispensáveis para proporcionar mais conforto ao dia a dia das pessoas. Hoje, com o celular é possível quase tudo e ele já é conhecido como o passaporte da vida moderna. Através do celular, você paga contas, tira fotos, checa e-mails, abre portas, vê a novela… e ainda conversa com outras pessoas, em qualquer lugar do planeta.  

Pode ser difícil reconhecer que um simples aparelho mudou a vida de uma geração, mas é também muito difícil lembrar a última vez que você saiu de casa sem ele. E se o celular se tornou um acessório tão indispensável nos dias de hoje, é através dele que os aplicativos podem ser acessados para facilitar ainda mais o mundo e a vida da gente.  

Os apps de transportes são “uma mão na roda” para os deslocamentos de quem não quer usar o carro particular para não ter que se preocupar com estacionamento, se vai ou não consumir bebida alcoólica; ou para quem não quer usar o transporte coletivo para ter mais rapidez e privacidade.  

Ter a opção de requisitar um carro que está próximo ao local onde você está, saber o preço que vai pagar pelo trajeto antes de entrar no carro e até escolher o modelo do veículo que você vai utilizar, é uma inovação prática que já faz parte da vida das pessoas nas grandes cidades e agora começa a chegar ao interior. 

Liberdade 

O sucesso dos aplicativos, Uber, Cabify, 99, entre outros nacionalmente utilizados, é atribuído à liberdade dos usuários que, com um simples toque no celular, têm em poucos minutos, transporte para ir aonde quiser, por um preço justo.  

A onda dos Apps de transporte em Minas Gerais, foi inaugurada em Belo Horizonte pela Uber, em 2014, e hoje eles se tornaram ferramentas populares nos celulares, como forma de se deslocar pela cidade. Itaúna aderiu à moda ano passado e já estão disponíveis os aplicativos 2V, 99 e o novo VaidiCar. O primeiro é característico de cidades do porte de Itaúna, como Divinópolis, Pará de Minas e Curvelo. Já o segundo, é conhecido em todo território nacional. Ambos costumam aparecer durante grandes eventos: na semana passada, o 99 ofereceu privilégios aos clientes que se deslocaram para o Festival Planeta Brasil, em Belo Horizonte. Ontem, o 2V ofereceu benefícios para os usuários que foram ao show do cantor Gustavo Lima.  

Além dos dois aplicativos, o VaiDiCar, inaugurou sua participação no mercado itaunense ontem, oferecendo transporte especial para o show do astro do sertanejo universitário. 

Segurança 

Quem escolhe se deslocar por estes aplicativos se diverte mais e tem mais segurança: esta é a máxima que se ouve para justificar a contratação do serviço. Os usuários podem beber com tranquilidade e não terão problemas para voltar para casa, ou seja, os apps diminuíram os acidentes de trânsito. Pelo menos é o que comprova o estudo da Universidade Federal de Pernambuco, onde os pesquisadores investigaram os impactos da chegada do Uber em cidades brasileiras. Os cientistas concluíram que houve uma redução de 10,2% na taxa de óbito por acidentes de trânsito, em comparação das cidades que possuem o aplicativo com as que não possuem. 

Perspectivas 

O novo aplicativo disponível em Itaúna, o VaiDiCar já é conhecido em Pará de Minas e o empresário, João Vilela Costa, diz que os benefícios são muitos, desde comodidade, até o preço. “Os serviços garantem muitas vantagens como conforto, pontualidade e praticidade, além dos preços. O diferencial do VaiDiCar é que contamos com motoristas conhecidos dos usuários, credenciados e verificados, o que os aplicativos de grandes capitais não garantem”. O aplicativo já está disponível para Android e Apple Store, e para mais informações basta ligar para (37) 9 9778-1234. 

Foi na necessidade que se criou a oportunidade. Foi assim que veio a ideia de criar o 2V, segundo o diretor comercial e fundador do aplicativo, Fábio Carvalho. “A ideia de criar o 2V partiu de uma dificuldade de transporte que tive na cidade de Caxambu. Às 23 horas, não consegui um taxi sequer para retornar ao hotel. A partir daí, criamos o nome 2V, você vai e volta e iniciamos a empresa”, relata. 

A primeira cidade em que o aplicativo operou foi Curvelo, mas desde o início, os criadores já possuíam planos de expansão: “Nosso intuito sempre foi alcançar todo o Brasil, e hoje estamos em 16 municípios e até o fim de 2020, planejamos estar em 113”, conta. 

Para este ano, o diretor promete inovações no serviço: “A partir de meados de fevereiro já teremos o cartão fidelidade e quanto mais o passageiro usar o serviço, mais ele vai ganhar. Também já implementamos em nossa plataforma a opção para o usuário agendar uma corrida, escolher os motoristas favoritos, bem como bloquear um motorista que não gostou. Também estamos preparando uma tarifa mais barata”, explica. 

O Jornal S’PASSO também contatou um dos motoristas do aplicativo, Eduardo Aparecido. “Meu trabalho me faz conhecer muita gente todos os dias, o que me faz conversar e trocar experiências com todos, isso é um aprendizado diário. Tenho liberdade para escolher meu horário, e a demanda é alta. O 2V é um ótimo ‘app’, é justo tanto com os motoristas quanto os passageiros” disse o motorista. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui