Faltou vacinas para Itaúna; doses acabaram ainda de manhã

0
828

Teve início nesta segunda-feira, 23, ás 8h às 15h, na primeira fase da campanha contra o Influenza serão priorizados os Idosos acima de 60 anos e profissionais da área da Saúde. Pelo fato das unidades de saúde estarem atendendo também possíveis demandas do Coronavírus, a Secretaria de Saúde decidiu manter as salas de vacinação destes locais fechadas e dirigir o público alvo da campanha para alguns pontos de apoio, evitando principalmente que idosos estejam expostos a qualquer possibilidade de contágio pelo Corona vírus.   

Mas a atitude do Governo Federal acabou saindo pela culatra, pois foram enviadas apenas 3 mil doses da vacina ao município que tem hoje uma média de 9 mil idosos de acordo com o IBGE. O resultado dessa falta de planejamento resultou em filas quilométricas de idosos, que inicialmente tinha que ficar em casa e não sair em hipótese alguma.

Na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus em Santanense, por exemplo, as vacinas acabaram às 10h, o que gerou insatisfação no bairro que tem o maior índice de idosos da cidade. No ponto de apoio do bairro Pio XII, por volta de 9h as vacinas já tinham acabado. Para a praça da matriz foram enviadas 500 doses, mas também acabaram também rapidamente, o que gerou fila até a Igreja de Sant Ana.

De acordo com a Prefeitura de Itaúna o Governo Federal enviou doses seguindo os dados de vacinação dos anos anteriores. O que aparentemente o órgão não planejou foi que a procura pelas vacinas seria muito maior em virtude da indicação de que os idosos se vacinassem como forma de evitar a influenza, para não ter que se deslocar até postos de saúde e hospitais, evitando assim o contágio pelo Coronavírus.

Esta primeira fase se estenderá até 16 de abril, garantindo tempo necessário para que todas as famílias se organizem e consigam imunizar seus idosos, não havendo necessidade de que todos busquem a vacina de uma única vez. Os estoques são abastecidos de forma regular, por meio do Estado e da União, durante toda a campanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui