São quase 23 mil currículos cadastrados no Sine Itaúna

0
157

Encontrar emprego não tem sido fácil, pelo menos é isso que diz quem está desempregado. Os números mostram que a realidade condiz com as reclamações de inúmeros itaunenses. De acordo com levantamento realizado pelo Sine de Itaúna, o órgão tem hoje 22.956 currículos cadastrados. O número não é nem de longe próximo ao de vagas oferecidas. De 18 de março até essa semana foram anunciadas 117 vagas, 33 a menos que no mesmo período de 2019, quando o Sine ofereceu 150 ofertas de emprego.

Entre as oportunidades disponíveis neste mês, as maiores demandas são para as áreas de construção civil, redes de supermercados e indústrias. De acordo com Janaína Fonseca, a procura por emprego aumentou neste período de pandemia. “A demanda dobrou, pois muita gente ficou desempregada. Continuamos divulgando as vagas e encaminhando os candidatos. Estamos fazendo o mesmo procedimento como se o trabalhador estivesse aqui, mas de forma virtual. Solicitamos a foto do CPF e a comprovação do último trabalho, tudo pelo WhatsApp ou e-mail. Também não deixamos de recolher os documentos, mas evitando ao máximo a entrada dos candidatos na sede, pois como é muita gente que nos procura, o risco de contaminação é maior. Estamos fazendo de tudo para ajudar a população”, explica.

O último dado registrado nos gráficos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED – também confirma que Itaúna está em baixa, quando o assunto é geração de emprego. O gráfico emitido no último mês afirma que a cidade teve 398 admissões e 685 demissões, resultando em um saldo negativo de 287 desligamentos.

Protocolo de atendimento

Atualmente funcionam na sede do Sine, o Procon, a Junta Militar, a confecção de Carteiras de Identidade e os serviços de cadastro de currículos. Todos os atendimentos estão sendo feitos externos, através de um portão na unidade. Somente é permitida a entrada de pessoas que estão agendadas previamente. A ideia é evitar aglomeração dentro da unidade, conforme diretrizes das autoridades de saúde diante do risco de contágio. O órgão é o único da região que está atendendo de forma presencial limitada e também remota, segundo Janaína. “Pessoas de outras cidades estão inclusive procurando o órgão por ele estar atendendo dessa forma”, conta.

O atendimento à população está sendo realizado através do telefone (37) 3241-3366 (WhatsApp), pelo e-mail: sineitaunasd@gmail.com e os agendamentos pelo site: www.mg.gov.br. A sede do Sine Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na Rua Péricles Gômide, 166 – Centro. Para concorrer às vagas de trabalho, o candidato pode fazer a inscrição pessoalmente na unidade, levando carteira de trabalho e comprovante de residência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui