Ex-vereador e jardineiro, Celserino de Faria, será nome de praça

0
33

O ex-vereador e jardineiro Celserino de Faria (1940-2011) será nome de praça no bairro Godofredo Gonçalves, numa proposição do vereador Lacimar Cezário (PSD). O projeto de lei deu entrada ao plenário na reunião de terça-feira (6) e deverá ser aprovada por unanimidade.

O homenageado foi vereador de um único mandato, pelo Partido Socialista Brasileiro – PSB. Foi, inclusive, um dos autores da Lei Orgânica de Itaúna, de 1990. Em 1988, o conhecido jardineiro da prefeitura, que circulava pela cidade cantando músicas populares, em cima de uma velha bicicleta, foi eleito à Câmara Municipal com expressiva votação (705 votos), numa iniciativa eleitoral denominada de “voto de protesto”, ou seja, quando para contrapor à política tradicional e os políticos profissionais, o eleitor se mobiliza para eleger um antípoda, alguém sem experiência e vícios do meio. Celserino era considerado, até por ele mesmo, um tipo popular da cidade, sem títulos escolares, destituído de qualquer poder financeiro. Tentou outras eleições, mas não obteve sucesso. Chegou a acusar caciques políticos locais de sabotarem seus projetos de ascensão política, inclusive sonegando informações acerca de prazos para candidatura.

Morreu em 2011, às vésperas de completar 71 anos, sonhando com um mandato parlamentar, de vereador ou deputado, ou mesmo com o cargo de vice-prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui