Mamógrafo deve começar a funcionar na segunda quinzena deste mês

0
206

Após anos de espera, o mamógrafo finalmente foi instalado no Centro de Imagem do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Ovídio Nogueira Machado. O equipamento tornará mais simples a realização de mamografia pelas itaunenses, que não precisarão se deslocar até Betim. Na próxima semana serão realizados testes e a expectativa é que já na segunda quinzena de janeiro o equipamento esteja em pleno funcionamento.

O mamógrafo foi adquirido por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil conseguida pela então vereadora – hoje vice-prefeita – Gláucia Santiago em parceria com o deputado federal Deputado Federal Lafayette de Andrada. Somada a emenda à contrapartida do município, totalizou-se quase R$ 1 milhão em investimentos.

“A expectativa era grande para a chegada do mamógrafo e fará grande diferença no dia a dia das mulheres de Itaúna. Em na nossa reunião esta semana, o secretário de saúde Fernando Meira solicitou a contratação de mais um médico para suprir toda a demanda de Itaúna e mais ninguém ter que se deslocar para fazer o exame”, ressaltou Gláucia. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, considerando a média mensal de exames feitos em Betim, no CISMEP, são esperados de 200 a 250 atendimentos do mamógrafo por mês em Itaúna.

A mamografia é o principal exame para rastreamento de câncer de mama, sendo indicada para mulheres de 50 a 69 anos, porém aquelas com 40 anos e histórico familiar da doença, nódulo palpável, anormalidades notadas no autoexame ou exame clínico já devem realizá-la. As marcações de exame são realizadas por meio unidades básicas de saúde após encaminhamento médico. As equipes das unidades agendam junto ao Setor de Regulação da secretaria de saúde e depois retornam às pacientes informando data e horário dos procedimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui