Sindicomércio apóia o comércio de Itaúna com a campanha promocional: “Eu curto o comércio de Minas”

0
572

O Sindicomércio é o Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Itaúna, situado na Rua Godofredo Gonçalves, nº 316, Centro, Itaúna. Sua criação foi fruto da visão empreendedora, do empenho e esforço dos empresários do comércio, das diretorias da CDL e ACE de Itaúna, que perceberam a importância para nossa cidade de se ter uma entidade sindical patronal da categoria. A sua função precípua é a de representar os empresários do comércio por meio de celebração de Convenção Coletiva do Trabalho – CCT. Recebeu sua carta sindical em 2017, e já trabalhou em três negociações de Convenções Coletivas Gerais da categoria (2018, 2019 e 2020), trazendo boas conquistas para o comércio local.

Como parte do CDE – Centro de Desenvolvimento Empresarial de Itaúna – e juntamente com as outras entidades que o compõe: Aconita, Sicoob, Sindimei, ACE e CDL, trabalha em prol do crescimento de Itaúna. Principalmente com a ACE e CDL, por se tratar de entidades irmãs, cujo o interesse principal é o mesmo, o Sindicomércio procura trabalhar com respeito e harmonia, guardadas as atribuições de cada um.

Hoje, no segundo mandato, que se iniciou em agosto de 2020, estão na sua diretoria: Alexandre Maromba, como presidente, Alessandro Guerra como secretário e Nilson Faria, como tesoureiro. A chapa completa é composta pelos lojistas de Itaúna: Jorge Reis, Ataísa Rocha e Vânia Parreiras, como diretores suplentes; Roney Aeraphe, Paulo Moreira e Eliane Fonseca, como Conselheiros Fiscais; e, Mério Camargos, Vicente Melo e Paulo Athayde como Conselheiros Fiscais Suplentes.

Um exemplo da função do Sindicomércio, foi a negociação do horário natalino de 2020 de Itaúna. Por ter horários excepcionais e trabalho em domingo, somente poderia ter sido organizado por Convenção Coletiva do Trabalho, cuja atribuição para esta negociação é dos dois Sindicatos, o Patronal e o Laboral. Logo, a definição do horário não é uma decisão unilateral do Sindicomércio, trata-se de uma negociação, onde a diretoria de cada sindicato procura defender os interesses do seu representado.

A consulta feita por iniciativa da CDL de Itaúna, dando a opção de três horários natalinos em 2020 para que os comerciantes opinassem, que por sinal foi muito útil ao Sindicomércio para fundamentar a proposta levada na negociação com o Sindicato dos Trabalhadores, teve 47 votantes, e o resultado ficou extremamente dividido, quase que um empate entre as opiniões. Sendo: 17 optantes pela “Opção 1” (aproximadamente 36%); 16 optantes para o “Opção 2” (aproximadamente 34%) e 14 optantes pela “Opção 3” (aproximadamente 30%). O que demonstra o quão difícil é a tentativa de consenso quando se trata de horários de funcionamento e jornadas de trabalho no comércio.

A diretoria do Sindicomércio tentou nesta negociação ampliar ao máximo os horários, de forma a dar ao comerciante a possibilidade de explorar as jornadas para fomentar suas vendas, de acordo com a estratégia e o segmento de cada um. E também, que o domingo trabalhado (20/12) não tivesse custo extra e sua compensação fosse facilitada. Ressalta-se que foi uma negociação árdua, e a proposta inicial do Sindicato Laboral era a de ter um custo a mais pelo fato do trabalho no domingo e de ter os horários reduzidos, entretanto, a diretoria do Sindicomércio conseguiu êxito na negociação neste sentido.

Mais um exemplo de atuação do Sindicomércio, foi o envio ao Sindicato Laboral, em 30/12/2020, de uma proposta de CCT Emergencial (aditivo à CCT Geral vigente), que, diante do perigo atual de termos restrições mais pesadas ao comércio, devido ao agravamento nos casos de Covid-19, sugere, preventivamente, a possibilidade de antecipação de férias e uso de banco de horas negativos. Hipóteses, que se pactuadas, amenizam eventuais impactos negativos para o empresário e preservam empregos.

Outro esclarecimento importante, é que a negociação por meio da CCT do horário especial natalino, não atinge os comércios denominados como “essenciais”, tais como Farmácias, Supermercados, Postos de Gasolina, etc. Para estes comércios já é permitido o trabalho com horários estendidos e aos domingos, independente de CCT.

O Sindicomércio, a partir de 2021, buscando se fortalecer para representar melhor os empresários do comércio de Itaúna, terá o apoio técnico e administrativo de uma das entidades sindicais patronais mais fortes do nosso Estado, o Sindimei – Sindicato das Empresas Metalúrgicas de Itaúna. Estabelecidos no mesmo endereço, Sindicomércio e Sindimei, inovam nesta parceria e pretendem buscar o máximo de benefícios para a nossa cidade.

Feito estes esclarecimentos, o Sindicomércio quer trazer uma boa notícia para os comerciantes de Itaúna! Trata-se de uma campanha promocional patrocinada pela CNC – Confederação Nacional do Comércio – e pela Fecomércio – Federação do Comércio de Minas Gerais, a campanha: “ Eu Curto o Comércio de Minas”.

Totalmente gratuita, sem nenhum custo! Válida até 26/01/2021, é uma ótima opção para o lojista promover suas vendas em janeiro de 2021, e gerar renda para a nossa cidade. Serão sorteados para os seus clientes: 1 Fiat Mobi, 1 Honda 110C, Vale-Hospedagem e Vale-compra.

Para o empresário aderir à campanha, basta se cadastrar no site: eucurtoocomerciodeminas.com.br, confirmado e aprovado o cadastro o lojista receberá material de divulgação de forma on-line. O cliente participa do sorteio cadastrando o cupom fiscal da compra da respectiva loja, no mesmo site.

Para os lojistas que se cadastrarem o Sindicomércio fornecerá cartazes impressos da campanha. Basta apanhar os cartazes na sua sede na rua Godofredo Gonçalves, nº 316. Confirme pelo telefone (37) 99954 6648, ou e-mail: atendimento@sindicomercioitauna.com.br

Vamos ficar firmes nas ações de enfrentamento à Covid-19, respeitando às exigências das autoridades sanitárias. O comércio de Itaúna não pode parar, pois vem colaborando de forma exemplar nesta luta desde o seu início! O Sindicomércio Itaúna, com apenas 4 anos de efetiva existência, está apenas começando, juntos, faremos dele uma entidade forte para a nossa cidade e para a nossa categoria!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui