2024 começa com as aparições de candidatos e candidatíssimos à Prefeitura

O secretário Rosse Andrade, da Infraestrutura, diz que irá para a disputa para validar seu nome, assim como a vice-prefeita Gláucia Santiago; o ex-deputado Gustavo Mitre, os vereadores Kaio e Da Lua, o ex-sindicalista Mirinho e o ex-vereador Marcinho Hakuna

0
3123

Itaúna já tem candidatos a prefeito… e tem candidatíssimos, embora todos sejam pré-candidatos até que se oficializem as candidaturas, o que ocorrerá a partir do dia 20 de julho. O Jornal S’PASSO tem divulgado alguns nomes que já se colocaram como pré-candidatos à Prefeitura desde o segundo semestre de 2023, como do ex-deputado Gustavo Mitre (PSB) e da vice-prefeita Gláucia Santiago (PL). O primeiro, morando em Belo Horizonte, inclusive ocupando cargo no governo do estado, tem aparecido pouco na cidade nesses primeiros dias do ano eleitoral.


Já a vice-prefeita Gláucia está em todos os eventos do município e não perde a chance de se mostrar nas redes sociais. É também nas redes sociais que estão se mostrando com maior evidência os vereadores Kaio Guimarães (PSC) e Antônio de Faria Júnior (PSDB), o Da Lua, pré-candidatos assumidos ao pleito de 2024. Marcinho Hakuna (Avante) está de volta à disputa e há poucos dias já retornou aos eventos públicos, inclusive falando aos veículos de imprensa.


O ex-prefeito Eugênio Pinto (DC) esteve muito presente nas atividades públicas, até mesmo em velórios, no ano passado. Depois, sumiu. Agora está novamente por aí, conversando, rindo e abraçando quem encontre pela frente. Está sempre acompanhado do vereador Alexandre Campos (MDB) e do ex-vice-prefeito Pedro Paulo Pinto (MDB). Eugênio é tido como inelegível pela Justiça Eleitoral, mas está tentando, ainda, uma brecha na lei da ficha limpa, para referendar seu nome para a disputa em outubro.


O secretário Rosse Andrade, da pasta de Infraestrutura e Serviços, seria um outro nome ligado ao grupo do prefeito Neider Moreira (PSD). Essa semana a redação recebeu essa mensagem atribuída ao titular da Infra: “Meus amigos e amigas estou colocando o meu nome como pré-candidato a prefeito em 2024. Me sinto preparado para este desafio, pois já prestei serviço para vários prefeitos, em administrações anteriores, como: Secretário de Esportes, Infraestrutura, saúde e chefe gabinete. Sendo também vereador por dois mandatos. Então, gostaria que avaliassem a minha trajetória na vida pública e dessem a sua opinião. * Favor me enviar sua opinião, será de grande importância. Desde já agradeço”.
À reportagem, Rosse Andrade confirmou a autoria da mensagem.
Outros possíveis candidatos deverão surgir ao longo do processo, ou, pelo menos, até que as candidaturas sejam colocadas pra valer, de acordo com a lei eleitoral. É o caso do petista Geraldino Filho, o Mirinho; o bancário Jerry Adriane (PSOL), o ex-vereador João José, o empresário Maurício Nazaré, o secretário de Saúde Fernando Meira, o secretário de Finanças Valter Gonçalves Amaral, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diógenes Vilela, o médico Élvio Marques, o comerciante Antônio Mizirico, o vereador Antônio de Miranda e o engenheiro Alessandro Tomaz.

No dia 6 de outubro mais de 150 milhões de brasileiros deverão ir às urnas para elegerem prefeitos e vereadores


As eleições 2024 vão acontecer no dia 6 de outubro e 152 milhões de eleitoras e eleitores deverão comparecer às urnas para eleger candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito; bem como vereadoras e vereadores.
Alguns prazos referentes às eleições municipais de 2024 já começaram a valer desde o primeiro dia do novo ano. Confira as principais datas de acordo dom o Tribunal Superior Eleitoral (TSE):


Pesquisa de opinião
Desde o dia 1º de janeiro, todas as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto em eventuais candidatas e candidatos às Eleições Municipais de 2024 devem fazer o registro prévio do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação dos resultados.
Audiências públicas e resoluções
De 23 a 25 de janeiro, todas as resoluções que disciplinam as Eleições Municipais de 2024 serão discutidas em audiências públicas e posteriormente aprovadas pelo Plenário do TSE. As resoluções regulamentam dispositivos contidos na legislação e sinalizam a candidatas e candidatos, a partidos políticos e a cidadãs e cidadãos condutas permitidas e vedadas durante o processo eleitoral.


Janela partidária
Entre 7 de março e 5 de abril, acontece a janela partidária, período em que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.
Registro de estatutos e filiação partidária
Dia 6 de abril, seis meses antes do pleito, é a data-limite para que todas as legendas e federações partidárias obtenham o registro dos estatutos no TSE. Esse também é o prazo final para que todas as candidatas e todos os candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições e estarem com a filiação deferida pela agremiação pela qual pretendem concorrer.


Alistamento eleitoral
Jovens que precisam tirar o título ou eleitoras e eleitores que desejam fazer a transferência de domicílio eleitoral ou alterar o local de votação têm até 8 de maio de 2024, 151 dias antes do pleito, para solicitar os serviços da Justiça Eleitoral. É importante que todas e todos consultem como está a situação eleitoral. Caso haja pendências, a regularização deve ser requerida dentro do mesmo prazo.
Fechamento do cadastro eleitoral
Após o período do alistamento, a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) determina que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência seja recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição. Portanto, a partir de 9 de maio, o cadastro estará fechado


Financiamento coletivo
Em 15 de maio, pré-candidatas e pré-candidatos poderão iniciar a campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, desde que não façam pedidos de voto e obedeçam às demais regras relativas à propaganda eleitoral na internet.
Convenções partidárias e registros de candidatura
Entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos às prefeituras, bem como aos cargos de vereador. Definidas as candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.