Com o final da temporada 2024, os clubes mineiros já iniciaram o planejamento para a pré-temporada 2025. Atlético e Cruzeiro viajarão para os Estados Unidos para a realização de partidas amistosas e inclusive se enfrentarão em solo americano, em confronto marcado para o dia 18 de janeiro, sábado, às 16h (horário de Brasília), no Inter&Co Stadium, casa do Orlando City. Entenda a situação de cada time:
Atlético:
Fora da disputa da próxima Copa Libertadores, o Galo tem como principal objetivo no momento contratar um novo treinador, já que entrou em acordo para a saída de Gabriel Milito no final da temporada. Nomes como o de Cuca e o do português Luís Castro (Ex-Botafogo) são ventilados nos bastidores da Cidade do Galo. A montagem do elenco deve esperar pela escolha do novo comandante, mas não deve incluir grande reformulação. A não classificação para a Copa Libertadores e, consequentemente, para o novo Mundial de Clubes, somada a situação financeira delicada do Atlético deve impactar diretamente no investimento no futebol da equipe. Rubens Menin, um dos donos da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) atleticana, prometeu orçamento “duro” para 2025.
Cruzeiro:
Após entrevista contundente e “quase demissão”, a diretoria cruzeirense se reuniu com o técnico Fernando Diniz e garantiu sua permanência para 2025. Apesar de algumas mudanças na diretoria, com a saída de Edu Dracena e trocas na comissão técnica (preparador físico), a Raposa já está atuante no mercado. Diferente de seu rival, grande investimento é esperado para reforçar a equipe celeste, com a promessa de Pedro Lourenço (dono da SAF celeste) por um nome para “parar Minas Gerais”. Esse nome seria Gabigol, atacante que está deixando o Flamengo ao final da temporada. Revelado no clube, o atacante Dudu rescindiu com o Palmeiras e tem tudo para pintar na Toca da Raposa. Vale lembrar que o jogador chegou a ser anunciado como reforço celeste em junho, mas não cumpriu com o acordo e desistiu da negociação. Especula-se que agora o jogador receba um salário menor do que o anteriormente acordado. Outro jogador muito próximo de chegar a Belo Horizonte é o volante Christian, ex-Athletico Paranaense. Além desses jogadores, o Cruzeiro deve buscar um zagueiro, um lateral direito e possivelmente um lateral esquerdo. Barreal, Rafa Silva, Wesley Gasolina, Ramiro, Gabriel Grando deixaram o clube. Villalba será comprado e Lucas Silva deve ter seu contrato renovado. Gabriel Verón ainda tem permanência indefinida.
América:
Após a saída de Lisca, o Coelho anunciou William Batista como novo treinador para a temporada 2025. William chega com o objetivo de fazer boa campanha no campeonato mineiro e, o principal, colocar o clube de volta na elite do futebol brasileiro, objetivo no qual o clube fracassou na última temporada. William já tem uma história dentro do clube, o treinador comandou, somadas as passagens, as categorias de base do alviverde por 5 anos. Sua efetivação faz parte do planejamento do América de apostar na base para 2025. Internamente o discurso é de presença expressiva de garotos no time principal. O Diretor de Futebol americano, Fred Cascardo, projeta a presença de 13 jogadores provenientes da categoria de base na pré-temporada.