2º Pelotão de Bombeiros de Itaúna emite alerta para o golpe do AVBC

0
289

O 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Itaúna emitiu uma nota à imprensa, alertando para um golpe que está sendo praticado no mercado, utilizando-se do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

O AVCB é um certificado emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar que atesta que uma edificação está segura e tem todas as condições de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação. O documento é emitido após uma vistoria técnica realizada pelo Corpo de Bombeiros, que analisa itens como instalações elétricas, saídas de emergência, extintores de incêndio, iluminação e sinalização de emergência, central de gás e instalações de segurança. O AVCB também indica que a edificação está apta a funcionar, pois apresenta os equipamentos e dispositivos necessários para a contenção de situações de emergência, como incêndios. Sem ele, um estabelecimento funciona de forma irregular e não pode garantir a segurança dos funcionários e clientes. Apesar de ter a mesma finalidade em todo o país, ele varia de acordo com a região.  

A corporação esclarece ainda que a solicitação de vistoria tem que partir do próprio empreendimento, quando este necessita da certificação ou em casos de denúncias anônimas. No último caso, não é feita comunicação antecipada de fiscalização, nem agendamento, a fim de se flagrar eventuais irregularidades. Os Bombeiros afirmam ainda que em Minas Gerais não são enviados e-mails ou links pelo WhatsApp ou qualquer instrumento digital. Em caso de contatos recebidos desta natureza, o proprietário de imóvel deve, antes, se certificar entrando em contato com a unidade do Corpo de Bombeiros da sua região.