O dia 27 de julho é marcado de forma muito significativa na História de Itaúna por causa das primeiras aparições de Nossa Senhora de Itaúna há 68 anos. Nesse dia, no ano de 1955, três crianças da antiga Vila Mozart (no hoje conhecido bairro de Lourdes) tiveram contato pela primeira vez, sobre um cupinzeiro, com a imagem iluminada da Mãe de Jesus. Os meninos Eduardinho, Totõe e José Rita (somente o primeiro ainda vivo), filhos de alguns dos primeiros moradores da Vila Mozart, saíram à procura de um cavalo, e do alto da grota avistaram o animal, estático, sem responder aos chamados.
Eles resolveram descer e, lá embaixo, tiveram a visão da Santa, um dos maiores símbolos de devoção e fé dos católicos.
A notícia da aparição de Nossa Senhora se espalhou rapidamente pela cidade e a Vila Mozart passou a ter um intenso movimento de curiosos e fiéis em busca também da visão e das bênçãos da Santa.
Ao longo da história outros itaunenses também deram notícias da visão de Nossa Senhora no mesmo lugar. Neste local seria erguida a Gruta de Nossa Senhora de Itaúna. A obras começaram em 1956, sendo concluídas no ano seguinte.
Em 1958, foi entronizada no altar (construído no mesmo lugar do cupinzeiro) a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, e missas começaram a ser celebradas. Mais recentemente, nos anos de 2000, foi autorizada pelo então bispo diocesano, Dom José Belvino, a confecção da imagem de Nossa Senhora de Itaúna, desenhada pelo artista plástico itaunense, Avimar Menezes, a partir de descrição de um dos videntes, o farmacêutico Ovídio Alves de Souza. No dia 27 de julho de 2002 foi feita a entronização da imagem da Santa de Itaúna na Gruta.