Itaúna recebeu a notícia de que a Intercast irá implantar, a partir de janeiro de 2022, o terceiro turno de trabalho e, em razão disso, ampliar a produção de ferro fundido em 25%, gerando mais de 80 novos empregos diretos. A decisão de ampliar a capacidade produtiva foi tomada devido à alta demanda anunciada dos clientes da empresa por fundidos em 2022.
A previsão é de que o terceiro turno comece no dia 3 de janeiro, após a contratação da mão-de-obra necessária e de investimentos nas áreas de fusão de metal, rebarbação e macharia. Segundo o CEO da Intercast, Cássio Machado, a empresa vive um momento de grandes possibilidades no cenário socioeconômico. “Desde o início de 2021 estamos aumentando a nossa produção e, consequentemente, o número de trabalhadores, com esforços para melhoria de processos e de engenharia. Agora chegou a hora de dar um passo maior com a implantação de mais um turno de produção. Esse é um sinal do nosso compromisso com o desenvolvimento de Itaúna e região, gerando mais empregos e trazendo tecnologia, ainda mais neste momento difícil de retomada para o mundo e para o país”, ressaltou.
A Intercast
A Intercast é uma fundição de ferro, especializada em Midcastings – peças de peso médio entre 20 e 250 kg – que trabalha com o propósito de ser parceira dos clientes de forma completa, para que possam produzir equipamentos seguros e de qualidade. A empresa é parte de um grande grupo industrial norte americano, a American, fundado em 1905 nos Estados Unidos, cuja tradição, pioneirismo e comprometimento são reconhecidos mundialmente. A Intercast produz peças técnicas de ferro fundido cinzento e nodular, usinadas, pré-montadas e/ou com pintura especial para os segmentos de caminhões, máquinas agrícolas, máquinas de construção e “waterworks components”.
“Momento único”
O prefeito Neider Moreira (PSD) falou com entusiasmo sobre os novos investimentos da Intercast. Ele contou que recentemente visitou as empresas Belgo Mineira Beckaert e a Intercast, em companhia do presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais), Flávio Hoste, e ouviu de Cássio Machado, sobre os projetos de implantação do terceiro turno de trabalho, novas contratações e o aumento da produção.
A notícia de que a cidade irá ganhar nos próximos dias uma unidade das Lojas Americanas foi também motivo de entusiasmo na fala do prefeito ao Jornal S’passo. As obras de adequação do novo espaço lojista estão sendo realizadas no prédio na antiga ‘Mobiliadora do Adotivo’, na rua Silva Jardim. Em breve, ali estará funcionando essa empresa, que faz parte de uma cadeia de grandes lojas do país, proporcionando a geração de mais empregos e renda para o município.
“A verdade é que Itaúna vive um momento muito interessante do ponto de vista econômico. Muitas empresas se expandindo e contratando mão de obra significativas. Essa expansão de produção da Intercast é mais um ponto positivo que vem somar a vários outros que estão acontecendo no decorrer do ano. Apesar da pandemia, Itaúna está passando incólume pela crise econômica, com as empresas realizando investimentos vultosos. Tudo isso é muito positivo para a geração de renda, empregos e impostos”, avaliou o chefe do executivo.
Segundo Neider, os novos tempos estão acontecendo em função da segurança jurídica que a cidade oferece hoje aos investidores, os investimentos de infraestrutura que estão sendo realizados e à normalidade administrativa do poder público.