Antes de fecharem as portas do ano legislativo 2021, os vereadores reuniram-se em sessão extraordinária e aprovaram o projeto de lei que autoriza a concessão de uso de imóvel do município à Federação Mineira de Tênis, no bairro de Lourdes, para a construção de um Centro de Treinamento. A matéria foi aprovada por unanimidade, sem a participação de dois vereadores (Edênia Alcântara (PDT) e Joselito Gonçalves (PDT).
A maioria dos vereadores se manifestou enaltecendo a proposição da construção do complexo esportivo, que terá o investimento de mais de R$ 2 milhões em quadras, vestiários, lanchonete, restaurante, alambrados, sala de treinamentos, sala de imprensa etc. e proporcionar dezenas de empregos diretos e indiretos. Também houve pronunciamentos contando que a aprovação da matéria condicionou a Prefeitura encontrar alternativas para não desguarnecer desportistas que utilizam o campo instalado naquele local, ao lado da Praça de Esportes do Bairro de Lourdes, para torneios de futebol e peladas em fins de semana.
A administração vai construir um novo campo no bairro Sion, próximo desse local, e também fazer adaptações no campo de futebol Society do Centro Social Urbano, no mesmo bairro de Lourdes, para que o pessoal do futebol continue as atividades de lazer.
Entendimento, bom senso e visão de futuro
Na opinião dos vereadores, foi o entendimento entre as partes, ou seja, entre investidores, prefeitura, Câmara e desportistas, que proporcionou o desfecho da matéria, aprovada por todos, atendendo os interesses dos envolvidos. Na opinião dos vereadores da oposição prevaleceu o bom senso e visão de futuro, uma vez que a cidade tem muito a ganhar com a aprovação do projeto de lei.
A promessa é que haverá uma grande obra destinada ao tênis, aos treinamentos e competições dessa modalidade. A FMT, com investimentos do grupo empresarial itaunense J. Mendes, terá 16 meses para a construção de 1.500m2 de área coberta e 5 mil metros de área externa e geração inicial de 20 empregos diretos.
Um grande investimento esportivo e de lazer, em parceria com o grupo J.Mendes
O Jornal S’PASSO conversou com o empresário Luciano Mendes Nogueira, CEO da empresa J. Mendes Mineração, que é o idealizador do projeto e está trazendo para Itaúna o investimento da Federação Mineira de Tênis. Luciano participou com alguns vereadores e outros investidores de reuniões que antecederam a votação da matéria na Câmara. O complexo esportivo é um sonho pessoal do empresário e começou a tornar-se realidade na semana passada, quando foi aprovada a proposição do prefeito para concessão do imóvel. Ele contou que a princípio a J. Mendes não está envolvida, mas não descarta possíveis parcerias com o grupo empresarial, além de outros investidores da região.
O Centro de Treinamento de Tênis será um complexo oficial do tênis mineiro e sediará eventos estaduais, nacionais e internacionais. O mais importante desse empreendimento será receber a “Metodologia Guga de Tênis”, que é a sequência natural do esporte social e inclusivo destinado principalmente para crianças e jovens. É o método de aprendizado, treinamento e competições baseados na trajetória e experiência do famoso tenista Guga Kuerten.
A Escola Guga que está prestes a ser instalada em Itaúna propõe um diferencial na maneira como o tênis e o beach tennis são ensinados aos alunos, unindo o conhecimento científico do desenvolvimento humano e da pedagogia com a prática de quem conhece muito bem o esporte. A proposta indica que haverá turmas divididas por idade e nível técnico, iniciando aos três anos até o final da terceira idade; aulas previamente planejadas com base nos objetivos de cada turma; mais de 150 critérios de aprendizagem específicos para cada nível e turma e acompanhamento do desenvolvimento individual dos alunos através de avaliações semestrais e registros de progressão. Tudo isso com materiais adequados para cada faixa-etária e nível dos alunos.
Referência nacional em inclusão no esporte
O empresário Luciano Nogueira diz que para o projeto local serão construídas seis quadras de tênis e três de beach tennis, e toda estrutura necessária para atender os atletas. “O principal objetivo do Centro de Treinamento é proporcionar uma estrutura robusta em nível internacional da modalidade e transformar a cidade de Itaúna em referência nacional para receber os principais eventos do Brasil. Além do fator fundamental que é desenvolver o tênis social de forma inclusiva, contribuindo na formação e educação de crianças e adolescentes da região”.
Nogueira afirma que o valor dos investimentos é algo em torno de R$ 2 milhões e que as obras deverão começar este ano e terão duração de 18 meses.
Empresário Luciano Mendes Nogueira, idealizador do projeto do Centro de Treinamento de Tênis