Barragem da Mina de Serra Azul é uma das quatro em “nível 3” de emergência no estado

ArcelorMittal afirma que não há risco de rompimento e que tem investido em medidas preventivas

0
2657

Uma notícia surpreendeu os moradores de Itatiaiuçu e municípios vizinhos essa semana. Sitiantes e cerca de 200 famílias, que sofreram com as evacuações de emergência em 2019, após a possibilidade de um rompimento de barragem de rejeitos da ArcelorMittal, agora voltam a se preocupar.
O fato diz respeito a alteração do nível de emergência da barragem da Mina de Serra Azul que foi reclassificado de 2 para 3, conforme nova resolução da Agência Nacional de Mineração. Ao Jornal S’PASSO, a ArcelorMittal sustenta que a nova classificação ocorreu após alteração de critérios da AMN e que não há risco iminente de rompimento. “A estrutura não apresenta risco de ruptura iminente e não há exigência de novas medidas ou ações adicionais de segurança. A reclassificação, portanto, se dá em estrito cumprimento do novo critério legal estabelecido pela ANM. A barragem está desativada desde 2012 e o monitoramento da estrutura é realizado 24 horas por dia, com atualizações diárias à ANM”, diz nota.
A empresa ressalta ainda que, desde 2019, optou por adotar, preventivamente, medidas de segurança superiores às exigidas pela legislação da época tendo, inclusive, promovido a realocação preventiva da comunidade na Zona de Autossalvamento, de modo a garantir total segurança das pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

19 − quatro =