Chegou ao fim o trabalho profissional da enfermeira Maria Emy no Hospital Manoel Gonçalves, depois de 55 anos de atuação na instituição de saúde. O nome de Maria Emy se confunde com o do serviço de atendimento médico da Casa de Caridade. Não é exagero afirmar que quase todos os itaunenses conhecem a enfermeira e em algum momento foram atendidos por ela. Maria Emy esteve ao lado de pacientes em pequenos curativos ou auxiliando médicos cirurgiões em procedimentos mais complexos e sempre foi elogiada por todos que com ela atuaram.
A caminhada desta profissional simples e dedicada teve início em 1967, ainda muito jovem. Essa semana, na consolidação de sua aposentadoria, Maria Emy foi homenageada pelos colegas enfermeiros, médicos e direção do Hospital.
“Temos convicção que permanecerá entre nós, após a sua saída, um sentimento de saudade duradoura. Ficarão as melhores lembranças de uma jornada que foi pautada por respeito e perseverança. Em nome de todo corpo administrativo, médicos, diretoria e colaboradores, manifestamos os mais sinceros votos de gratidão pelo enorme legado que Maria Emy deixou ao Hospital Manoel Gonçalves”, escreveram os colegas em sua despedida.