Uma onda de furtos e roubos de veículos tomou conta de Itaúna nos últimos meses e levou a Polícia Militar a se manifestar acerca do tema nos principais veículos de comunicação da cidade. O comandante da corporação, Major Alexsandro César de Souza, confirmou o aumento do número de ocorrências e que a PM, junto com a Polícia Civil, já identificou suspeitos da cidade e de outras localidades que vem para Itaúna para praticarem este tipo de crime.
“Realmente neste último mês tivemos um aumento de roubos e furtos de veículos e precisamos destacar que isso se deve ao momento que a cidade vive pós-pandemia, com o reaquecimento da economia e o retorno dos eventos”, explica.
O militar destaca ainda que as polícias estão fazendo um levantamento diário dos crimes e que alguns responsáveis são conhecidos no meio policial pela prática. “No caso dos autores de fora da cidade, eles vêm, furtam ou roubam o veículo e acabam levando o bem para um desmanche. É neste momento que a sociedade pode ajudar, denunciando de forma anônima ao 190 ou 181”.
Números
Dados divulgados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais apontam que Itaúna registrou 56 furtos em 2021, sendo 12 em janeiro e seis em fevereiro. No mesmo período foram registrados seis roubos, sendo um em janeiro e outro em fevereiro.
Embora a secretaria ainda não tenha emitido os dados de março, os números deste ano preocupam pois somente em janeiro e fevereiro foram registrados dez roubos e seis furtos.
Busca por seguros aumentou
A onda de crimes levou ao aumento da procura por seguros. O Jornal S`Passo conversou com duas cooperativas de proteção veicular, que confirmaram o aumento no número de furto e roubos de veículos no município. Marcos de Freitas Alves confirmou que houve aumento na procura do seguro de motocicletas nos últimos meses.
“Posso afirmar com toda certeza que o número de roubos e furtos aumentou e somente nos últimos dois meses três veículos segurados por nós foram roubados, sendo uma motocicleta e dois volkswagem, modelo Fox, que foram recuperados posteriormente”, revela.