A Praça é nossa

Aos poucos o espaço mais tradicional de Itaúna vai sendo novamente ocupado por pessoas e eventos artísticos e culturais

0
422

A cidade perdeu essa semana o conhecido Dico Pipoqueiro, que morreu aos 95 anos em sua casa no Morro do Engenho. Por muito anos, Dico Pipoqueiro trabalhou na Praça Dr. Augusto Gonçalves e o seu micro-ônibus cheio de guloseimas foi alegria das crianças de várias gerações. Era ali na Praça da Matriz que as coisas aconteciam: carnaval, desfile de sete de setembro, procissões da semana santa, comícios de candidatos, barraquinhas de quermesses, protestos políticos e shows artísticos para todos os gostos. No local também funcionou em um cômodo pequeno, próximo ao Banco do Brasil, há muitos anos, o terminal rodoviário e duas importantes casas de espetáculo: o Teatro Mário Matos e o Cine Rex.

Com o passar dos anos, tudo mudou e a Praça também. A transformação foi ainda maior, depois da mudança da Prefeitura em fevereiro de 2021, e com a iminência da saída do Fórum que está em construção ao lado da nova sede da administração municipal, muita gente apostava que a Praça da Matriz iria se tornar um lugar esquecido, deserto, como aconteceu no passado com a “Praça da Estação”, depois do fim dos trens de passageiros.

Mas a Praça da Matriz continua sendo o coração da cidade e, inúmeros estabelecimentos comerciais no entorno e próximos, além de bancos e pontos de embarque e desembarque de ônibus urbanos, continuam movimentando o local que vai ganhar em breve um banheiro público.

Nos finais de semana quem passa pela praça pode apreciar a Feira de Artesanato, que acontece aos sábados das 8h às 12 horas, mas grandes eventos já estão programados para os próximos dias e também para o mês de julho. Na próxima semana, nos dias 10 e 11, a Praça da Matriz será palco do Arraial das Creches e em julho é hora da tradicional Festa de Sant’Ana,.

‘Feirart’ e música nas manhãs de sábado

Os sábados na Praça da Matriz são dias do Clube da Vitrola, do artista Maurício Paulino, um evento destinado a compartilhar com quem vai ao local de músicas antigas da época dos LP’s, ou discos de vinil. O caminhão do promotor de eventos, João José, empresta ao ambiente bons momentos de música com artistas conhecidos e estreantes e, muitos jovens cantores e músicos estão estreando no caminhão-palco instalado na Praça Dr. Augusto Gonçalves nas manhãs de sábado. A boa música tocada na praça, tanto no caminhão como no clube da vitrola, é sempre acompanhada pelo músico popular José Gomes dos Santos, o Baiano, presença constante em todos os eventos.

Aos poucos, a Praça da Matriz vai sendo ocupada, novamente, pelas crianças e por aquelas pessoas que elegerem o ambiente como seu preferido para as conversas descontraídas. Porém, o coreto, ao lado do Fórum, continua interditado sob um gradeado de madeira e, segundo o secretário de Cultura e Turismo, Ilimane Lopes (Joe), não há ainda planejamento para utilização do espaço. O coreto já foi palco também de manifestações artísticas, culturais e políticas até mesmo durante a pandemia da Covid-19 e encontra-se interditado.

Empresário afirma que comércio esvaziou por causa da pandemia, da especulação imobiliária e da chegada do PIX

O empresário Antônio Carlos de Souza, o Toninho da Banca, proprietário da Banca Via Cultural, pontua que a Praça da Matriz precisa ser revitalizada para voltar a atender às famílias como no passado, principalmente com um novo projeto de iluminação. Ele queixa-se que o comércio caiu em razão da pandemia e das dificuldades econômicas vivenciadas em todo o país. “No centro da cidade isso tem sido visto com muita clareza”, afirma.

Também reclama da especulação imobiliária que tem transformado prédios do centro da cidade em estacionamentos ou lugares vazios, que poderiam ser ocupados por imóveis comerciais e fomentar a economia de Itaúna. Até o PIX, pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, é motivo de esvaziamento do comércio, na opinião do Toninho da Banca. Para ele, desde a invenção e dos aplicativos de celular, as casas lotéricas destinadas a recebimentos de contas de água, luz, telefone etc., ficaram vazias e a maioria desses comércios, funciona no centro da cidade. “A Praça da Matriz está precisando é de uma reforma e nova iluminação. À noite aqui é até perigoso, muito escuro com postes antigos com luz fraca”, sugeriu.

Projeto vai contemplar iluminação, jardins e a fonte luminosa

Um projeto de revitalização da Praça Dr. Augusto Gonçalves está sendo feito pela Prefeitura com ênfase para a iluminação de todo o espaço, mudança dos jardins, canteiros e recuperação de árvores, além da criação de novos espaços de convivência e melhoria da fonte luminosa. A informação foi passada pela arquiteta Danila Peterman, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços. Ela destaca que o projeto, que foi iniciado em novembro de 2021, ainda não está pronto, com alguns pontos a serem acertados. Um pré-projeto foi apresentado ao Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural, Artístico e Ecológico de Itaúna (Codempace), que o elogiou e tão logo ele esteja concluído será apresentado ao secretário Rosse Andrade e ao prefeito Neider Moreira (PSD) para aprovação. “O projeto que está sendo feito tem esse caráter de trazer novamente as melhorias que a praça precisa para voltar a ser um ambiente de lazer da família, para que as pessoas possam frequentá-la à noite, com toda segurança e conforto”, revela a arquiteta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

onze − 4 =