O livro “APAC – A Revolução do Sistema Penitenciário”, de autoria do advogado Valdeci Antônio Ferreira, será lançado no dia 24 de junho, às 18 horas, no Espaço Diamantina – Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. Esse é o quarto livro do autor abordando o projeto de humanização do sistema carcerário através da Apac, Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. Valdeci foi um dos fundadores do projeto em Itaúna, em 1984, juntamente com outras pessoas ligadas à Pastoral Carcerária da Igreja Católica.
O livro tem como proposta atender especialmente os operadores do Direito, estudantes e pesquisadores das mais diversas áreas acerca desse método de recuperação do criminoso. Ele apresenta uma versão atualizada dos 12 Elementos Fundamentais do Método APAC, com a devida sustentação jurídica e base científica para cada um dos elementos, além da abordagem de outros temas afins. A obra literária também faz referências a outro livro sobre a Apac: “Ninguém é Irrecuperável”, de autoria do Dr. Mário Ottoboni, criador do método.
O autor Valdeci Antônio Ferreira é mineiro de Itapecerica e cidadão honorário de Itaúna. É formado em Direito pela Universidade de Itaúna/MG e Ciências Teológicas pela PUC/RJ. Foi diretor por longos anos da APAC Itaúna e hoje é diretor-geral da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, entidade que congrega as APACs do Brasil e as assessora no exterior.